5 Ideias de negócios sustentáveis para começar o seu investimento

2020, Ambiente, Green World, Ideias Brilhantes, Inovação, Reciclagem, Sustentabilidade, TodosComentários fechados em 5 Ideias de negócios sustentáveis para começar o seu investimento115

Em pleno ano de 2020, existem mais pessoas conscientes quanto às questões que envolvem o meio ambiente. Prova disso é a mudança a nível de comportamento de alguns indivíduos, empresas, organizações e, até, do governo.

O que levou a essa consciência? A informação!

Novo romance da Lúcia Julião

Vê alguns vídeos da autora:

www.luciajuliao.com/videos

Sabia que em 2010 foram “extraídos 65 mil milhões de toneladas de recursos do planeta para fazer funcionar a economia global”? Neste ano prevê-se uma subida para os 100 mil milhões e, em 2050, a previsão é de 186 mil milhões, devido ao crescimento da população. Resultado: daqui a 30 anos serão necessários três planetas para manter o ritmo!

A pensar em toda esta informação, cada pessoa começa a fazer a sua parte. E, claro, esta alteração também se fez sentir nas empresas.

Quais os valores essenciais para uma empresa sustentável?

Alguns valores são inerentes à própria empresa, mas uma empresa sustentável deve ter como base alguns pontos, nomeadamente:

  1. Deve existir espaços para reciclagem de materiais e reutilização dos mesmos;
  2. Evite a documentação em papel – use o meio digital;
  3. Opte, sempre que possível, pelas energias renováveis;
  4. Os equipamentos usados devem ser económicos;
  5. Respeite as leis ambientais;
  6. Sustentabilidade – obviamente;
  7. Ter parceiros com os mesmos princípios, sejam esses colaboradores, fornecedores ou outros;
  8. Todos os colaboradores devem estar a par das ações sustentáveis colocadas em prática pela empresa;
  9. Trabalhar a partir de casa em alguns dias da semana irá estar de acordo com a sustentabilidade do negócio.

5 ideias de negócios sustentáveis para começar o seu investimento

1. Substituição do papel pelo digital

A produção de aparelhos eletrónicos leva ao uso de recursos que não estão a favor da sustentabilidade, mas porque não tirar o melhor proveito disso? O uso da tecnologia pode levar à diminuição de outros recursos.

Por exemplo, uma empresa eslovaca divulga os folhetos das lojas no meio online, permitindo o acesso a partir de qualquer local do mundo. Este acesso no online resulta numa diminuição da quantidade de papel usado.

As editoras e livrarias também podem investir em livros digitais e audiobooks, diminuindo a compra de livros em papel.

2. Roupa e calçado

A roupa e o calçado sustentável têm sido o novo investimento por parte de muitos empreendedores. E apesar do preço ser mais elevado, muitas pessoas aderem, tanto por estarem a apoiar uma empresa sustentável – e que protege o meio ambiente –, como por, em alguns casos, apoiarem uma empresa cruelty-free – que protege os animais.

Em Portugal, cada vez mais, esses negócios têm sido uma realidade e com uma pesquisa rápida por ‘roupa sustentável’ ou ‘calçado vegan’, por exemplo, encontrará algumas das melhores opções disponíveis no mercado. E, atenção, o conforto não muda!

3. Alimentação natural

Investir num café ou restaurante que se preocupe em oferecer alimentos saudáveis e produzidos localmente, preferencialmente biológicos, é um destaque para os seus consumidores.

Se tem dúvidas, observe o grande número de restaurantes vegan ou vegetarianos que têm crescido e feito sucesso. Outro exemplo que prova que esta é a nova realidade é o uso do termo ‘café orgânico’. Em pouco tempo, acreditamos, o número de estabelecimentos que servem este tipo de café vai crescer.

Além dos alimentos, decore o seu estabelecimento para que transmita conforto ao consumidor. Não tem de gastar muito! Pode encontrar almofadas a 12,99€ e quadros simples a 7,99€ no catálogo Leroy Merlin. Neste estabelecimento também tem 10% de desconto caso compre com o cartão Leroy Merlin.

Decorar o seu espaço não tem de ser dispendioso.

4. Eco-consultoria

Alguns negócios estão no mercado há anos e têm dificuldade em adaptar-se a esta nova era, portanto porque não ajudar?

A realidade é que os consumidores estão cada vez mais atentos e negócios que não sejam sustentáveis, à partida, não serão considerados. Ajudar negócios a alcançar a “marca verde” irá ajudar tanto a empresa como o meio ambiente. Porque não oferecer este serviço de consultoria?

5. Produtos naturais

Os produtos naturais têm sido a escolha dos consumidores, portanto o investimento irá resultar em lucro. Perfumes, sabonetes e cremes são os produtos já existentes no mercado. Invista nestes ou procure um novo meio para si e destaque-se.

5. Produtos Lixo Zero

É difícil imaginar uma vida sem lixo, não é mesmo?  Mas as lojas a granel,  tem mostrado um bom exemplo ao incentivar os consumidores a levarem seus potes reutilizáveis, evitando o uso das embalagens descartáveis.

Uma empresa de compostagem também é uma boa opção para que seu lixo deixe de existir. Vale a pena aprofundar mais no assunto e buscar investir de forma consciente.

Está pronto para investir num negócio que apoie estes novos valores? 🙂


Este artigo foi escrito pela Andreia Silveira, escritora e editora freelancer, focada na criação e publicação de artigos para várias áreas. Possui oito anos de experiência em escrita para a web e é uma pessoa curiosa, colaborativa e comunicativa. Estuda Gestão de Turismo e possui certificação em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos, bem como em gestão de turismo pela MTur.


Fonte: Conteúdo disponível no Jornal de Negócios (consultado a 6 de janeiro de 2020)

Fonte da imagem de destaque: Pixabay

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts