5 dicas para melhorar a concentração e o desempenho profissional

2019, Como vencer, Curiosidades, Todos, UAU!Comentários fechados em 5 dicas para melhorar a concentração e o desempenho profissional353

Tens problemas de atenção? Não consegues concentrar-te devidamente no trabalho e isso está a afetar o teu desempenho profissional?

Pois deves saber que não és o único. Estudos epidemiológicos recentes realizados em Portugal apontam a que 3% dos adultos portugueses sofre de PDHA, ou Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

Sim, este é um problema que não afeta apenas aos mais pequenos. Cada vez mais homens e mulheres adultos recebem este diagnóstico em Portugal, e as consequências na vida laboral e pessoal dos afetados podem ser devastadoras, levando mesmo a situações extremas como despedimentos, divórcios ou acidentes causados pela falta de atenção ao volante.

Se estás dentro deste grupo que já foi diagnosticado ou simplesmente tens problemas de concentração no dia a dia, deves saber que há algumas técnicas simples que podes introduzir sem esforço na tua rotina diária, que certamente vão ajudar-te a colocar o foco e a atenção onde é necessária e a vencer no mundo laboral. Aqui te deixamos algumas dicas:

1) Pratica desporto com regularidade

Este é o primeiro mandamento para manter o corpo e mente sã, e melhorar consideravelmente o teu estado de ânimo e o desempenho no escritório. E não importa que modalidade escolhes ou o momento do dia no qual praticas o teu desporto de eleição.

Corrida, pilates, futebol ou uma simples caminhada pela natureza. O importante é que diariamente dediques alguns minutos a cuidar do teu corpo e que canalizes toda a tua energia a esse momento, ao agora, sem pensar em mais nada. É um momento para estar contigo e centrar-te exclusivamente nas sensações corporais, enquanto ajudas o coração a bombear mais sangue ao cérebro e estimulas a produção de neurotransmissores (como a dopamina), que ajudam a melhorar a memória e aprendizagem. Queres melhor?

Fonte: Pixabay

2) Aprende a meditar

Praticar desporto já pode ser considerado como uma espécie de meditação em movimento, desde que te concentres exclusivamente nessa tarefa enquanto a praticas.

Mas para obter melhores resultados e conseguir controlar melhor o fluxo incessante de pensamentos que seguramente passam pela tua cabeça diariamente, o melhor será recorrer a técnicas clássicas de meditação.

Escolhe um lugar tranquilo em casa, no teu bairro ou mesmo no teu espaço de trabalho, e durante alguns minutos isola-te das preocupações do dia a dia e concentra-te exclusivamente nesse momento. Para te concentrares melhor podes contar as respirações, por exemplo, ou observar fixamente um objeto que tenhas perto de ti. E se no início esta tarefa vai parecer uma missão completamente impossível, já verás que com o tempo conseguirás encontrar esses momentos de paz praticamente em qualquer lugar, e que estas técnicas de autocontrolo e concentração vão ajudar-te mesmo nas situações aparentemente mais stressantes.

3) Escolhe jogos e atividades que estimulem o cérebro

Ler, aprender idiomas, fazer palavras-cruzadas ou jogar sudoku, xadrez ou simples jogos de cartas. São muitos os jogos e atividades que podes praticar durante os tempos livres que, para além de serem um passatempo divertido e interessante, também constituem uma excelente forma de manter o cérebro ativo e atento.

Mas os mais eficazes são, sem dúvida, os jogos que envolvem raciocínio matemático e lógico, como o xadrez. Há várias pesquisas que afirmam que este hobbie ajuda a melhorar a imaginação e a criatividade, estimulando o pensamento crítico e o raciocínio matemático. Mas se preferes deixar o tabuleiro de lado e dedicar os teus tempos livres ao baralho das cartas, o blackjack é também uma ótima maneira de melhorar a tua capacidade de concentração e de antecipar cenários diferentes e inesperados no dia a dia e no trabalho, principalmente na sua versão clássica. Apesar da sua aparente simplicidade, este jogo implica altas doses de concentração e estratégia, dado que é necessário contar todas as cartas que são postas sobre a mesa para chegar ao famoso número 21.

Fonte: Pixabay

4) Descansa e cultiva hábitos saudáveis

Certamente já te apercebeste que quando estás muito cansado o teu desempenho profissional reduz-se radicalmente. E não é por acaso que os médicos afirmam constantemente que é importante dormir 8 horas. Para além de eliminar o stress e melhorar o teu aspeto físico, fazendo com que pareças mais jovem, um descanso adequado também elimina o risco de sofrer ataques cardíacos e melhora consideravelmente a tua capacidade de atenção e aprendizagem.

Adotar uma alimentação saudável é outro dos truques para uma mente mais concentrada e eficaz. Para começar, deverias evitar saltar refeições e moderar o consumo de produtos estimulantes como os açucares ou o café e a teína que, quando consumidos em doses exageradas, podem afetar a concentração. E aposta essencialmente em alimentos ricos em ferro, fósforo, zinco, ómega 3 ou vitaminas E, C ou B1, como o salmão, as nozes ou os frutos vermelhos, por exemplo. Vários estudos indicam que uma alimentação adequada, rica em antioxidantes, ajuda a melhorar a memória e a evitar doenças neurodegenerativas no futuro. Precisas de mais argumentos?

Fonte: Pixabay

5) Separa trabalho e lazer

E, claro, para ser um bom profissional, também é fundamental ter uma vida pessoal satisfatória e estar rodeado de um ambiente positivo e relaxado, seja em casa como no trabalho, com relações sólidas, estáveis e construtivas.

Pelo que é recomendável que saias regularmente com os amigos depois do trabalho, evitando centrar as conversas no que aconteceu no escritório ao longo do dia, e separar bem o que são as obrigações laborais e domésticas dos pequenos prazeres da vida. Assim, a tua mente estará mais tranquila, organizada e preparada para dedicar-se a cada coisa no momento adequado.


Imagem de destaque: Retirada da plataforma pixabay.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts