Quando se está desempregado, deve encarar-se o facto como um momento em que grandes oportunidades podem surgir. Devemos aproveitar para avaliar a nossa performance nos últimos anos, identificar os pontos fortes e fracos, e como melhorá-los, pensar no caminho que queremos seguir na carreira ou mesmo desenvolver uma nova carreira numa área diferente.
O site Emprego pelo Mundo, reuniu algumas dicas que podem ajudar num momento de desemprego:
– Motivação pessoal: Pensa que não estás desempregado, mas sim à procurar novas oportunidades. Uma vez que o processo de encontrar um novo emprego é moroso, tenta sempre ocupar o tempo de forma a contribuir para o teu futuro. Em média, as pessoas demoram oito meses a arranjar emprego;
– Exercita o corpo de forma a diminuir o stress e espairecer. Já que tens mais tempo para a vida social, aproveita para estar com a família e amigos;
– Procura vagas e oportunidades disponíveis na Internet ou em jornais todos os dias. Mantém-te informado sobre a atualidade e outros assuntos que podem ser abordados numa entrevista.
Como te podes manter ativo quando procuras emprego:
Formação e cursos
Descobre quais as competências que não tens que são necessárias na tua área e tenta desenvolvê-las. Tenta estar sempre atualizado, aumentando assim as condições de empregabilidade.
Ao ler as descrições das ofertas de emprego, procura padrões e tendências de requisitos pedidos pelos recrutadores na tua área.
Ao participar em formações, mantens-te atualizado, aprendes novas competências e é sempre uma oportunidade para fazer networking e criar relações.
Existem atualmente vários portais de ensino online, com cursos cada vez mais reconhecidos e valorizados. Um site de renome nesta área é o Coursera.
Voluntariado
Procura fazer trabalho voluntário que esteja relacionado com a tua área de atividade. Ao ajudar causas em que acreditas, mantens-te ativo, podes conhecer pessoas novas e demonstras que preferes estar ocupado e a desenvolver-te, do que estar parado.
Trabalho temporário
Aceita um trabalho em part-time ou projetos temporários. Alguns desempregados evitam este tipo de colaborações porque idealizam uma situação com maior estabilidade. A verdade é que ao estar a trabalhar mostra que estás ativo e, ao mesmo tempo, podem abrir-se portas e contactos. Além disso, não terás de justificar aquele período sem atividade no teu CV
Abrir o teu próprio negócio
Quando se está desempregado tem-se tempo para desenvolver ideias e podes dedicar-te a torná-las realidade. Há negócios que não precisam de investimento inicial e que podem começar apenas com muito trabalho e dedicação.
Optimiza o teu CV
Hoje em dia, o teu CV é pesquisado, analisado ou filtrado por sistemas informáticos. Ao usar as palavras-chave da tua área, estarás a corresponder melhor ao que os recrutadores procuram. Não te esqueças de manter o teu CV sempre atualizado.
Vê este pequeno vídeo onde mostro como é fácil editar os modelos de currículo em Word que apresento aqui:
Se estás atualmente a enviar candidaturas, descobre quais os segredos para fazeres um Curriculum Vitae impressionante.
Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.
Se pretendes que o workshop “Como conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com… 🙂
Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!