networking

Networking – Como NÃO te deves apresentar

Como vencer, Sofia Marques Correia, TodosComments (2)4529

Fazer networking, ou seja, criar uma rede de contactos, é uma das competências mais difíceis que terás que aprender no mundo dos negócios. Pode ser uma experiência estranha, ter a atenção de um grupo de estranhos e tentar criar uma boa primeira impressão.

É um momento importante, uma vez que a pessoa que estás a conhecer pode ajudar a impulsionar ou a destruir a tua carreira. Se causares boa impressão, essa pessoa pode falar de ti ao teu próximo grande cliente ou ter a influência para te ajudar a obter o teu próximo grande contrato. Por outro lado, se agires como um idiota, podes afastar alguém que poderia ter sido um grande contacto.

networking como me devo apresentar

Se queres evitar parecer um idiota, EVITA ser “esta pessoa” quando te apresentares:

Publicidade – Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Conta-gotas de nomes: Esta pessoa apresenta-se dizendo quem conhece, com quem já trabalhou, etc… Tens que te apresentar a ti e não a outras pessoas.

Atirador de cartões: Um cartão-de-visita não é uma introdução. “Atirar” um cartão a uma pessoa, ou pior, ao maior número de pessoas possível, é a pior introdução que podes fazer.

Doador de pares de cartões: Dar dois cartões para incentivar a outra pessoa a enviar uma referência é presunçoso, a menos que a pessoa peça outro cartão.

Homem sem controlo: Assim que começa a falar, fica demasiado entusiasmado e começa a contar a história da sua vida, esquecendo-se de dizer quem é…

Fala barato: Aquela pessoa que conta a história toda da empresa ou da sua carreira profissional, todos os graus de educação ou distinções. “Menos é mais.”

Mão frouxa: Um aperto de mão frouxo pode ser desmotivante quando te introduzes. Pratica um aperto de mão firme (mas não esmagador) para transmitir confiança.

Bala de canhão:  Provavelmente o oposto à Mão Frouxa é a Bala de Canhão – a pessoa que é tão confiante de que vai forçar a sua entrada em qualquer situação ou conversa sem ser convidado. Se queres juntar-te a uma conversa, espera ser reconhecido antes de intervir.

Zombie Digital: Aquela pessoa que está tão absorvida com o seu telemóvel que não presta atenção a nada. Se fores a um evento de networking tenta perceber quem é quem, e com quem poderás ter interesse em falar.

aperto de mão networking

Como DEVES apresentar-te num evento de networking:

Em vez de dizeres simplesmente o que fazes, explica em que ajudas as outras pessoas. Por exemplo: “Chamo-me João e ajudo as empresas a identificar e a utilizar os seus indicadores de desempenho da melhor forma”.

Deste modo, consegues dizer quem és, o que fazes e, o mais importante, se consegues ou não ajudar aquela pessoa ou alguém que ela conheça.


Este tema foi sugerido por Pedro Silva-Santos, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Sofia Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Fonte: Este artigo é uma tradução do artigo escrito por Bernard Marrinfluencer no LinkedIn.


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts