Um problema antigo e, infelizmente, comum é o abandono de dejetos de cães em ruas e jardins das cidades portuguesas. Todos sabemos que os donos devem apanhar os “presentes” dos seus cães, mas na verdade nem todos o fazem.
Muitas cidades tentam resolver ou minimizar este problema, algumas são mais criativas que outras.
No México, a companhia de telecomunicações Terra, colocou dispositivos em vários parques e jardins que aceitavam dejetos de cães e, em seguida, ativavam Wi-Fi gratuito – Poo Wi-fi.
Brunete, uma pequena cidade perto de Madrid, lançou a campanha “Objetos Perdidos”, na qual eram devolvidas as fezes caninas, dentro de uma embalagem, aos donos distraídos, que se tinham “esquecido” de apanhar o cocó do respetivo cão. Esta campanha reduziu em 70% a quantidade de dejetos caninos das ruas de Brunete. Vê aqui o vídeo de como faziam.
Em Barcelona, no Parc de la Ciutadella entre outros jardins, existe uma zona onde os cães podem estar sem trela e interagir uns com os outros, com a supervisão dos donos. Este local é desinfetado regularmente e existem sacos e caixotes para recolher os dejetos.
A legislação sobre esta matéria é definida a nível municipal, e consta no Regulamento de Resíduos Sólidos de cada município.
A presença de dejetos de animais na via pública e em áreas de lazer levanta problemas de saúde pública, por poderem ser veículos de transmissão de doenças graves para outros animais e para o Homem. As fezes de cão alojam vírus, bactérias e parasitas perigosos para a saúde humana, sobretudo a das crianças.
A tua cidade implementou alguma medida para diminuir este problema?
Foto: http://elcollaretdelpep.blogspot.pt/
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!