A dómotica chegou para ficar. No continente americado e europeu, as casas inteligentes estão a ganhar cada vez mais terreno, devido às garantias de segurança, poupança e eficiência energética que proporcionam.
Devido à crescente comercialização, muitos são os mitos que se têm espalhado sobre estas sistemas tecnológicos.
O que é a domótica?
A domótica define-se como um sistema tecnológico capaz de automatizar os processos de vários dispositivos conectados à rede. Existem, por exemplo, dispositivos que permitem a partir de sinais de voz, atribuir tarefas e outros aparelhos.
Todos os eletrodomésticos ou utensilios domóticos dispõem de uma série de sensores que permitem a comunicação e o envio de informação a partir de um painel central domótico ou qualquer outro dispositivo que esteja ligado à internet fixa ou móvel. É comum os especialistas afirmarem de que a domótica e a Wifi formam um conjunto inseparável.
Quais os falsos mitos sobre a domótica?
Como em muitos outros aspectos relacionados com a inovação e a evolução tecnológica, é normal o surgimento de informações que nem sempre correspondem à verdade, e que tentam, por assim dizer, “denegrir” estes avanços.
A domótica também passou por este processo, e por isso surgiram mitos completamente errados sobre as suas propriedades e caraterísticas:
1 – A domótica é muito cara
Não é de todo correcto, tudo depende do tipo de habitação e instalação domótica que se utilize. Muitas empresas já estão a lançar grandes ofertas para converter a casa num lar inteligente. Desta maneira, o investimento é amortizado passados dois ou três anos, devido à poupança energética a que leva o seu uso.
2 – Não se poupa tanto na eletricidade
Completamente mentira. Estudos na materia, chegaram à conclusão de que com uma instalação domótica podemos poupar na fatura da luz até 25%, já que a potência contratada recomendada é menos elevada.
3 – Requer muita manutenção
Também é uma informação errada. Todos os sistemas de domótica requerem uma manutenção parecida à de outro eletrodoméstico do lar. No entanto, terá de ser levado em conta as normas para alagar a sua vida útil.
4 – São sistemas muito complexos
Totalmente falso. Os sistemas domóticos dispõem de um interface muito simples que permitem automatizar os processos a pessoas que não estejam muito familiarizadas com aparelhos tecnológicos (terceira idade). Por exemplo, uma pessoa que seja dependente, pode ter acess a um botão de emergência conectado à central receptora.
Basta carregar, e a central receberá um aviso.
5 – É necessário fazer muitas reformas
Instalar elementos domóticos não implica que se mude toda a distribuição da casa, nem que retire paredes ou tectos, nem que se tenha de fazer qualquer tipo de reforma. De facto, muitos deles, podem até ser guardados diretamente num armário.
O mesmo acontece com os cabos. Não é necessário mudá-los por completo, já que muitos dos aparelhos inteligentes não têm fios.
6 – Se um se estraga, todos se estragam
É certo que os sistemas domóticos estão ligados a um painel domótico central, mas o seu funcionamento é completamente independente. Todos eles dispõem de sensores individuais para facilitar a comunicação e o traspaso de informação.
Desta forma, por exempo se se estraga o sistema automatizado da subida e descida dos estores, isto não influenciará o resto.
7 – É fácil de “hackear” a domótica
A domótica dispõe de medidas de proteção perfeitamente estudadas para evitar a entrada de malfeitores informáticos. De facto, um dos grandes objetivos é melhorar a segurança do lar. Desta forma, isto é possível com os alarmes, câmaras de vigilância e fechaduras inteligentes já disponiveis no mercado.
Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e eletricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!