O artista plástico e carpinteiro brasileiro Alexandre Toscano cria móveis ecológicos aproveitando sacos de cimento usados.
Os sacos de cimento, apesar de serem de papel e altamente resistentes, não podem ser reciclados, já que o custo para retirar o pó de cimento impregnado nas fibras do papel seria demasiado alto.
Para dar uma nova vida ao material que não pode ser integrado no circuito normal da reciclagem de papel, Alexandre criou o projeto Vem da Serra. Começou por triturar os sacos de cimento e testando vários tipos de misturas. Alguns testes não correram bem, mas outros foram indicando o caminho.
O resultado final chama-se Ecomármore é a um material inovador: muito resistente e denso, que possui um aspecto original e com bom acabamento. O ecomármore pode ser usado em tampos de mesa, quadros, prateleiras, bancos, painéis. A imaginação é o limite!
Na preparação deste novo material é usada uma quantidade significativa de sacos de cimento usados, mas também são adicionados outros materiais e resíduos, tanto para a massa, como para o acabamento artístico das peças. A estrutura de ferro ou madeira de reflorestamento é feita por pequenos produtores locais.
A produção dos móveis ecológicos com ecomármore começou no quintal do artista brasileiro, mas já tem um espaço próprio, com oficina e loja.
Outro exemplo de móveis com preocupações ambientais foi criado pelo designer grego Spyros Kizis, que desenvolveu um material com fibras de cardo como alternativa ao plástico, combinando fibras de desperdícios agrícolas com uma nova resina biológica.
Os sacos de cimento usados podem ter várias aplicações. Por exemplo, a Elephant Branded recolhe sacos de cimento usados e transforma-os em bolsas, carteiras e malas feitas à mão.
Fontes: Portal EcoD, SustArqui
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!