Carteiras recicladas que estão a mudar o mundo

Ideias Brilhantes, Todos, VídeosComments (4)3507

Profundamente tocado pelo que experienciou em viagens nos continentes africano e asiático, James Boon decidiu fazer a diferença na educação das crianças destes continentes, e assim fundou a Elephant Branded – uma empresa de carteiras recicladas que transforma resíduos em malas.

elephant branded carteiras recicladas

São várias as empresas que recolhem resíduos e os transformam em produtos com valor, por exemplo, a Ocean Sole transforma chinelos de borracha em brinquedos e esculturas ou a Richpeoplethings, que transforma rolhas de cortiça em pranchas de surf.

A Elephant Branded recolhe sacos de cimento (cujo símbolo é um elefante) e transforma-os em bolsas, carteiras e malas feitas à mão. “Cada venda permite-nos enviar um kit escolar [para uma criança carenciada] e também investir em mais material para vender.”

donação escola elephant branded

Doação de mochilas a crianças carenciadas.

Nem todas as crianças têm as mesmas facilidades no que toca à educação, muitas têm que percorrer caminhos muito difíceis para chegar à escola e outras simplesmente não têm material para escrever.

James nunca quis ser um empreendedor nem o seu próprio patrão. Enquanto estava na universidade, passou seis meses a ajudar a construir uma escola na África do Sul. Após o esforço da construção, ficou chocado ao ver os alunos que chegavam à escola sem canetas ou lápis e tinham que escrever em folhas de jornais velhos porque não tinham cadernos.

mochila mala saco reciclagem

“Recusei ofertas de emprego em Londres e mudei-me para o sul da China. Enquanto lá estava, viajei e mais uma vez fui para escolas onde as crianças simplesmente não tinham nada”, explica. “O ponto de viragem ocorreu quando estive no Japão, duas semanas depois do tsunami de 2011. Mudei de emprego e de casa e fui para Hong Kong criar a Elephant Branded com uma simples ideia”.

escola doação

Mochilas doadas a crianças.

A empresa foi criada com £ 600 (cerca de 750 € ou 2200 Reais) e “muita boa vontade de amigos”. Começaram a vender bolsas em sete universidades do Reino Unido, enquanto James frequentava o mestrado em Arquitetura.

A ideia teve um grande avanço quando ganhou o Concurso Internacional “Google Young Minds”, ou seja “Mentes Jovens da Google”. Depois de vencerem o concurso, foram convidados a fornecer as malas de trabalho para as conferências mundiais da Google, o que permitiu expandir a marca Elephant Branded e criar novos empreendimentos no Uganda e Quénia.

Tinhas coragem para fazer o que James fez? 🙂


Este artigo foi sugerido por Jorge Costa, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Fontes: Enterprise Nation, The Independent

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts