E se em vez de continuarmos a atirar as pastilhas elásticas para o chão, começássemos a reciclá-las?
Sabia que a seguir às beatas dos cigarros, as pastilhas elásticas são o segundo tipo de resíduos que mais frequentemente são atirados para o chão?
Quem nunca ficou com uma pastilha agarrada ao sapato?
Mascar pastilha elástica é o hábito mais comum no mundo, por isso a maneira como nos livramos dela é muito importante. A pastilha elástica não é biodegradável, podendo demorar cerca de 5 anos a desaparecer.
Na Holanda, a empresa Explicit Wear encontrou uma forma original de dar uso a este resíduo, ao produzir ténis que incorporam pastilhas elásticas usadas nas solas.
Em parceria com a empresa de sustentabilidade Gumdrop (a primeira empresa do mundo a reciclar pastilhas) e a organização turística IAmsterdam, a Explicit Wear criou os Gumshoe, os ténis com sola feita de pastilha elástica reciclada.
A empresa Gumdrop, parceira deste projeto, também já tinha implementado uma iniciativa inovadora no âmbito do reaproveitamento das pastilhas recicladas. A empresa espalhou contentores pelas ruas de Amesterdão, onde se podem depositar as pastilhas usadas para reciclagem. O próprio contentor é feito de pastilhas recicladas e quando está cheio é recolhido e reciclado juntamente com as pastilhas recolhidas.
O grande objetivo destas iniciativas consiste em dar nova vida às cerca de 1500 toneladas de pastilhas lançadas para o chão da capital holandesa todos os anos.
Aproveita para ver o artigo: Pastilha elástica: 5 minutos na boca, 5 anos no chão!
Segundo Anna Bullus, coordenadora do projeto na Gumdrop, foi necessário dissecar a pastilha para criar um novo tipo de borracha para as solas destes ténis. As propriedades sintéticas das pastilhas elásticas são transformadas num novo material chamado: Gum-Tec.
O novo componente é moldado para cada par de ténis e garante tanta resistência quanto as solas “normais”, além de oferecer um leve aroma a pastilha.
Algumas curiosidades:
- Os resíduos das pastilhas compõem 20% do material usado para fazer as solas;
- Para esta iniciativa, são usados 2,2 quilos de pastilha para cada 4 pares de ténis;
- O relevo da sola tem a forma de um mapa das ruas de Amesterdão.
O próximo passo para os designers da Explicit Wear, consiste na possibilidade de substituir e reciclar a sola, quando esta se desgastar, além da expansão para outras cidades.
Também em Portugal já existem projetos para a reutilização de pastilhas. Em 2016 foi criado o “Papa-Chicletes”, em Guimarães, um recipiente para depositar estes resíduos. Os resultados positivos fizeram com que os “Papa-Chicletes” fossem adotados em municípios como Cascais, Santarém, Estarreja ou Funchal.
Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.
Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!
Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.
Fontes: Green Savers, P3 Público, Ardina News
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!