O IKEA, grupo sueco bem conhecido por todos, criou a sua primeira bicicleta, a “Sladda“. De forma a criar um veículo que exigisse pouca manutenção e que fosse uma opção de transporte prática, o IKEA desenvolveu esta bicicleta unissexo personalizável com a capacidade de se adaptar ao estilo de vida urbano existente.
Desenvolvida em parceria com a Veryday, um estúdio de design que tem como cliente a marca de carros desportivos Koenigsegg e a empresa de carrinhos de bebé BabyBjörn, esta bicicleta estará disponível numa única cor e em dois tamanhos (66 e 71 centímetros).
O cinzento mate foi a cor escolhida para o design da bicicleta desenhada por Jan Puranen, Oskar Juhlin e Kristian Eke, do estúdio de design Veryday. Feito de alumínio, o velocípede, dá a possibilidade aos seus compradores de escolher o tamanho dos pneus e também de ajustar o guiador da forma que quiser.
Segundo Oskar Juhlin, diretor da área de design na Veryday, “a Sladda é como uma aplicação para o tablet, porque tem vários acessórios que torna a vida do utilizador mais fácil”. Juhlin, diz ainda que esta bicicleta pode substituir o carro como meio de transporte, contribuindo para um ambiente mais ecológico.
Mantendo o mesmo sistema da venda e montagem dos móveis IKEA, esta bicicleta também será vendida numa caixa de cartão e terá de ser montada em casa. O velocípede não tem correntes, uma vez que a corrente tradicional é substituída por uma correia de transmissão (uma espécie de cinto que não requer a utilização de óleo) e pode ser comprado com um atrelado.
Num comunicado feito pelo grupo IKEA, ficamos a saber que “de modo a evitar a ferrugem, a correia de transmissão está livre do uso de óleo, tendo uma garantia até 150 mil quilómetros. Tem um sistema de clique inteligente que permite acrescentar acessórios como malas e sacos”. A “Sladda” tem ainda incorporado um sistema automático de mudanças, criado pela empresa canadiana Baron Biosystems, através de um projeto chamado Bioshift, um sistema de mudanças inteligentes, capaz de estabelecer eletronicamente, qual a melhor opção a ser utilizada, selecionando-a, sem ser necessária a intervenção do ciclista.
Marcus Engman, diretor de design do grupo sueco, diz que “trabalhamos com aquilo a que chamamos ‘design democrático’, garantimos que os nosso produtos funcionam bem, que são bonitos e que podem ser usados no dia-a-dia de forma sustentável. Tornamos tudo isto acessível através de preços baixos. Podemos ver todas estas qualidades na ‘Sladda’.”
Esta ideia e criação, que merece ser partilhada, chega a Portugal em agosto e custará 565€. Para quem lhe quiser juntar um atrelado, pode comprá-lo à parte por 163€.
Fontes: P3.publico.pt, Telegraph, Observador
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!