Inspirada pela sua avó, a designer industrial Sha Yao criou um conjunto de utensílios de mesa para ajudá-la a ela e a outras pessoas com demência e dificuldades semelhantes a alimentarem-se mais facilmente.
Geralmente, as melhores invenções são aquelas que ajudam a solucionar um problema comum do dia-a-dia de muitas pessoas. E esse é certamente o caso do conjunto de utensílios de mesa EatWell.
A ideia para o projeto surgiu quando a avó de Sha Yao foi diagnosticada com Alzheimer. Foi então que a designer decidiu fazer voluntariado num centro para idosos e passou a conviver com as dificuldades dos pacientes que sofriam com a doença.
“Percebi que há muitas pessoas com os mesmos problemas que a minha avó. Muitas vezes comem menos do que deviam, e acidentes como derramar comida ou entornar copos são comuns“, explica a designer.
A dificuldade que as pessoas demonstravam em alimentar-se sozinhas chamou a atenção de Sha Yao, que decidiu desenvolver utensílios que facilitassem o processo de alimentação para estas pessoas. Foi assim que surgiu o Eatwell, um conjunto de pratos, copos e talheres criados especificamente para quem sofre com estes problemas.
Todos os aspetos destas peças foram pensados para facilitar a alimentação: cores, formas e materiais foram de grande importância. As taças possuem um ângulo no qual a colher se encaixa perfeitamente, permitindo mais facilidade para encher a colher. Além disso, os copos e canecas têm reforço na parte inferior, aumentando a sua aderência e evitando que caiam com facilidade.
Existem várias doenças que causam demência. A doença de Alzheimer é a mais comum, seguida pela demência vascular, demência fronto-temporal e demência com corpos de Lewy.
A doença de Alzheimer causa uma deterioração progressiva e irreversível de funções cognitivas como memória, atenção, concentração, linguagem ou pensamento.
Em 2013, calculava-se que houvesse em Portugal 160 mil pessoas com demência, a nível global, o número de pessoas com demência passa os 44 milhões.
Outro exemplo de utensílios que podem facilitar o dia-a-dia de pessoas com demência foram criados pela jovem designer portuguesa Rita Maldonado Branco, que também tinha esta dificuldade com os avós. Rita começou a investigar a doença e formas que pudessem ajudar na sua comunicação. Durante essa investigação criou várias formas práticas de comunicar com doentes de Alzheimer, nomeadamente um jogo de cartas com a família.
Fontes: Hypeness
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!