Um grupo de estudantes brasileiros desenvolveu uns óculos especiais para pessoas com problemas graves de visão que identificam obstáculos no caminho.
A bengala é uma das formas que as pessoas com cegueira utilizam para perceber o mundo à sua volta e para se deslocarem com mais segurança. No entanto, isso não os impede de irem contra alguns obstáculos que dificilmente são identificados pelo toque da bengala, como telefones públicos, pois a parte superior do corpo fica desprotegida.
Foi com este problema em mente que um grupo de estudantes brasileiros, liderado por Marcos Antônio da Penha, criou o Project Annuit Walk (PAW), uns óculos que auxiliam os deficientes visuais a localizarem possíveis obstáculos através de sensores de ultrassons num ângulo de 120°.
O utilizador é notificado de um potencial obstáculo através de uma bracelete vibratória, indicando o melhor caminho a seguir.
O protótipo foi desenvolvido em 2013 e tinha a intenção de substituir a bengala. Contudo, assim que entraram em contacto com um maior número de pessoas com cegueira, perceberam que isso não seria possível. “Inicialmente, queríamos desenvolver uns óculos que substituíssem a bengala. Quando fomos para o campo, mudámos o projeto. Os cegos não queriam deixar a bengala. É o senso tátil deles. Por isso tem um peso psicológico muito grande”, afirmou Emily Shuler, um dos membros da equipa. Assim, os óculos funcionam como um complemento à bengala, analisando os objetos que estão pelo caminho e não só emitindo um alerta de perigo como também indicando o melhor caminho.
Se achas que para utilizar esta tecnologia os deficientes visuais precisariam desembolsar uma grande quantia, estás enganado. O PAW tem um custo estimado de 45 Reais, ou seja menos de 12 Euros, embora ainda não esteja disponível comercialmente.
O projeto venceu o World Summit Youth Awards na edição de 2014, uma competição mundial promovida pela ONU.
Surgem cada vez mais invenções e produtos para facilitar o dia a dia de minorias ou de pessoas com algum tipo de incapacidade. Em relação aos invisuais, o Museu do Prado, em Madrid, lançou a sua primeira iniciativa de arte para invisuais, com uma instalação de várias reproduções de obras famosas em relevo, permitindo aos invisuais “ver” e sentir os quadros.
Fontes: Hypeness
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!