Talvez já tenhas conseguido fazer um avião de papel ou um cisne em origami… Mas Manu Prakash e a sua equipa da Universidade de Stanford, nos E.U.A., criaram um microscópio de papel que é tão fácil de montar como de usar, chamaram-lhe Foldscope.
Os primeiros microscópios foram criados em 1800, permitindo, pela primeira vez, ver pequenas formas de vida que são invisíveis a olho nu. Logo a seguir ocorreu a descoberta médica de que muitas dessas formas de vida são a causa de doenças terríveis, a malária é um exemplo.
Só por causa da malária, há um milhão de mortes por ano, e mais de mil milhões de pessoas que precisam de ser analisadas porque correm perigo de contrair vários tipos de infeções da malária. Esta análise poderia ser muito mais simples se os microscópios fossem aparelhos mais acessíveis, mais fáceis de utilizar.
Foi a pensar neste problema que surgiu o Foldscope. Os microscópios são caros, pesados, difíceis de utilizar, de manter e de enviar para países em desenvolvimento. Manu Prakash e a sua equipa desenvolveram um microscópio de papel que tem o poder de ampliar a imagem em mais de 2000 vezes. Até aqui nada de novo… A diferença é tamanho e o preço do equipamento: 50 cêntimos de dólar americano!
O Foldscope é muito pequeno e pesa cerca de 8,8 gramas, não precisa de eletricidade para funcionar e consegue sobreviver a uma queda de três andares. O seu design é minimalista, podendo ser usado em atividades de campo ou escolares.
Num evento TED em 2012, o investigador explicou como esta invenção pode revolucionar a saúde pública em países em desenvolvimento:
Mas qual é o segredo desta invenção? O seu corpo é feito de papel! Tudo o que necessário é imprimir, dobrar e montar (com a lente, uma lâmpada LED e uma bateria, que vêm incluídos no kit), de forma semelhante a um origami ou um brinquedo.
De acordo com o site do projeto, a missão é atuar no ensino de ciências, tornando verdade o sonho de que “cada criança no mundo devia ter um microscópio“, e no cuidado para saúde, através do desenvolvimento de instrumentos para diagnosticar doenças de uma maneira fácil pelos profissionais da saúde.
O Foldscope pode ser adaptado para ser utilizado de diversas formas, que podem variar das mais simples às mais complexas.
Esta não é a única invenção que permite observar organismos minúsculos facilmente. Existem também o Microbescope, uma aplicação que torna o nosso telemóvel num microscópio portátil, e ainda o Micro Phone Lens, uma pequena lente que se cola à lente da máquina fotográfica de um telemóvel e que permite ver amostras como se tivesses num laboratório.
Fontes: PLOS ONE, A Geração Ciência
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!