A Gogoro Smartscooter é uma mota elétrica que vai mudar a forma como andamos nas cidades, pelo menos é o que pretendem os fundadores da Gogoro, Horace Luke e Matt Taylor. A grande inovação desta scooter são as baterias amovíveis, o que significa que já não tens que ligar o veículo à tomada e ficar à espera que carregue.
Para os seus criadores, a Gogoro Smartscooter é mais do que uma scooter, é um conceito de mobilidade urbana que tira partido da mais recente tecnologia.
O grande problema dos veículos elétricos continua a ser a bateria e a sua autonomia. Com este novo conceito desenvolvido pela Gogoro, as baterias, apesar de continuarem sem grande autonomia, podem ser trocadas quando estão a ficar sem energia, fazendo com que não seja necessário esperar que o veículo carregue.
A Gogoro desenvolveu também uma rede de postos de troca de baterias, a Gogoro Energy Network, apostando assim numa forma mais rápida de ‘recarregar’ a scooter. Isto significa que em vez de ligares a Gogoro à tomada, na garagem ou num posto de carregamento, basta trocar as baterias, algo que pode ser feito, depois de aprender o processo, em cerca de seis segundos, dizem os responsáveis da marca. As baterias são de iões de lítio, fabricadas pela Panasonic.
Características da mota elétrica Smartscooter Gogoro
A Gogoro foi totalmente concebida de raiz, usa motor próprio, denominado Gogoro G1, de 6400 W, com refrigeração líquida, capaz de levar a Smartscooter a acelerar dos 0 aos 50 Km/h em 4,2 s, atingindo uma velocidade máxima de 95 Km/h. A Gogoro anuncia uma autonomia de cerca de 100 Km a uma velocidade média de 40 Km/h.
Tendo isto em conta e o peso total de 112 Kg, adivinha-se uma scooter ágil e prática para a cidade, já que conta também com um espaço de carga de 24,5 L de capacidade sob o assento.
A conectividade entre o veículo elétrico e o condutor foi muito importante no desenvolvimento da Smartscooter. Com o Gogoro iQ System, o sistema digital da mota, que recebe informação de 30 sensores, a mota é sincronizada com a aplicação para o telemóvel, a Gogoro app, a Gogoro Battery, a GoStation e a Gogoro Energy Network, permitindo configurar várias características, registar os dados de cada viagem, ou analisar os padrões de condução para otimizar a utilização da energia. E claro, saber quando é preciso trocar as baterias e onde fica a estação de troca mais perto.
Aproveitando o facto da cidade asiática de Taipei, em Taiwan, querer baixar os níveis de poluição, com incentivos ao abate de scooters com motor de combustão por troca por scooters eléctricas, a Gogoro conseguiu uma parceria com o governo local para abrir uma loja e inaugurar a sua primeira Energy Network, e também a GoStation, a rede e o dispositivo para troca de baterias.
Para os responsáveis da Gogoro isto é apenas o princípio, e esperam abrir novas lojas em muitas outras cidades, especialmente naquelas onde o trânsito e a poluição são sérios problemas.
Conhece a história de António Freitas, que restaurou a mota dos anos 80 que tinha na garagem sem uso e degradada, a opção foi transformá-la num veículo elétrico.
Fontes: Motojornal, Business Insider
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!