Quantas vezes desejaste que as tuas roupas se limpassem sozinhas para que não precisasses mais de lavá-las e passá-las a ferro? Sempre que as roupas se acumulam no cesto, tenho a certeza de que esta ideia passa pela tua cabeça, assim como passa pela minha e pela dos cientistas que desenvolveram o tecido que elimina sujidade através da luz solar.
Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), na Austrália, desenvolveram este tecido através do crescimento de nanoestruturas à base de cobre e prata sobre a sua superfície. O tecido quando é exposto à luz solar liberta uma explosão de energia que degrada a matéria orgânica no tecido. As nanoestruturas por serem metálicas, absorvem a luz visível, o que excita as partículas metálicas causando a reação. Até mesmo a luz artificial promove esta reação, de modo que mesmo em dias nublados, a matéria orgânica do tecido possa igualmente desaparecer.
Dr. Rajesh Ramanathan, um dos investigadores da Ian Potter NanoBioSensing Facility e da NanoBiotechnology Research Lab do RMIT, diz que “a equipa trabalhou com nanoestruturas à base de cobre e prata, pois são materiais conhecidos pela sua capacidade de absorver a luz visível”.
Dr. Ramanathan afirma ainda que, “dos dois materiais usados, cobre e prata, um trabalhava muito rápido com o processo de degradação, levando entre 6 a 10 minutos. O outro demorou mais tempo, cerca de 30 minutos, mas é mais estável,para que haja um bom equilíbrio entre a estabilidade e a velocidade”.
Ainda estão a ser realizados testes para saber se a limpeza também funciona com odores mais desagradáveis, como é o caso do suor. No entanto, os cientistas dizem que o “próximo passo é testar o tecido com compostos orgânicos que possam ser mais relevantes para os consumidores, para ver qual a reação em manchas comuns, como o molho de tomate ou de vinho”.
O material tem grande potencial para ser utilizado no extermínio de super bactérias, tão nocivas ao ser humano. Apesar de todo o otimismo, ainda não se sabe quando é que o produto poderá estar disponível comercialmente.
Há três anos atrás foi anunciado, no Japão, outro tecido promissor que reagiria com o Sol. No entanto este era construído com fios de células fotovoltaicas e seria capaz de gerar energia a partir do Sol, convertendo-a em energia elétrica. Dessa forma seria possível carregar o telemóvel na sua própria t-shirt. O lançamento deste produto estava pensado ser até 2015, o que não aconteceu. Alguns dos pontos devem serem melhorados como é o caso do isolamento dos fios condutores e a durabilidade do produto.
Não se sabe quando teremos roupas a auto-limparem-se e a darem carga aos nossos telemóveis, mas a julgar pelo empenho destes cientistas, rapidamente as máquinas de lavar estarão com os dias contados. E também os carregadores de telemóveis… assim espero! 🙂
Este texto foi escrito pela equipa do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar.
Fontes: Biomax, hypescience, Stylo Urbano, Ciclo Vivo, G1
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!