A marca Closca criou um inovador capacete para ciclistas, aumenta a segurança e proteção, é mais fácil de transportar e ocupa menos espaço.
Em caso de acidente, o condutor de um carro tem diversos dispositivos de segurança como a própria carroçaria e airbags para ajudar na absorção de impacto. No caso de um ciclista tal não acontece, ele fica mais vulnerável. É por esta razão que os capacetes são uma necessidade para quem anda de bicicleta, mas nem todos os querem utilizar. Cada um tem o seu motivo, mas a principal razão é o facto dos capacetes tradicionais serem grandes, volumosos e ocuparem muito espaço. Foi a pensar nisto que a Closca decidiu criar um capacete diferente.
A empresa espanhola conseguiu reduzir o tamanho do capacete para ciclistas para menos de metade, tornando possível transportá-lo na mala ou mochila.
Os Closca Fuga têm um design simples e minimalista, e são compostos por três camadas que encaixam umas nas outras na hora de se arrumar o capacete, formando uma superfície plana.
Os capacetes estão ainda equipados com o sistema NFC (Near Field Communication, comunicação por campo de proximidade) que torna possível a comunicação entre o capacete e o telemóvel smartphone. Se quiseres ligar para um número de emergência basta aproximares o telemóvel ao capacete.
A empresa conseguiu transformar um elemento de segurança num acessório de moda. Apesar destas melhorias estéticas e funcionais, a segurança continua em primeiro lugar, o produto tem certificado de segurança nos Estados Unidos da América, na União Europeia, na Ásia e no Canadá.
Este capacete para ciclistas mereceu o prémio 2015 Red Dot Award pelo seu design inovador. Segundo o júri destes prémios, “O desenho do Fuga repensa o capacete para ciclistas e resolve o volume pouco prático sentido com outros capacetes, através de um mecanismo inteligente, e acima de tudo, estético“.
Esta não é a única empresa que está a tentar melhorar o mercado da segurança para os ciclistas, muitas outras ideias têm surgido. No caso dos capacetes, a empresa sueca Hövding criou um airbag para ciclistas que é usado como se fosse um cachecol, mas com o impacto transforma-se em capacete. Outros dois exemplos de aparelhos com o objetivo de aumentar a segurança dos ciclistas nas estradas são a Blaze Laser light, que projeta uma imagem de uma bicicleta verde brilhante na estrada, ajudando a tornar os ciclistas mais visíveis, e o dispositivo Cyclee que projeta sinais luminosos nas costas do ciclista.
Fontes: Público P3
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!