No Reino Unido é possível andar num autocarro ecológico cujo combustível é produzido através dos restos alimentares das famílias e dos dejetos das mesmas.
O Bio-Bus é o primeiro autocarro do Reino Unido cujo combustível é o biometano, o gás produzido durante o tratamento de esgotos e de desperdícios alimentares.
O autocarro ecológico tem 40 lugares e um tanque cheio de gás é suficiente para o Bio-Bus percorrer 300 quilómetros. Este autocarro vai funcionar como shuttle entre o aeroporto e o centro da cidade de Bath, pela empresa turística Bath Bus Company.
O gás utilizado para mover o Bio-Bus é produzido na estação de tratamento de águas residuais de Avonmouth, perto de Bristol, que é gerida pela GENeco. O diretor-geral da GENeco, Mohammed Saddiq, disse que “os veículos a gás vão ter um papel importante na melhoria da qualidade do ar das cidades britânicas, mas o Bio-Bus vai ainda mais longe.”
Saddiq destaca que o gás usado para mover o Bio-Bus vem do tratamento dos resíduos das pessoas que vivem na zona onde ele opera, “incluindo, possivelmente, aquelas que o utilizam”.
Devido à origem do gás metano usado como combustível, o veículo é chamado de “poo bus”, ou seja, “autocarro do cocó”. O motor do autocarro é semelhante aos motores a diesel convencionais dos veículos pesados, mas emite cerca de 30% de dióxido de carbono a menos.
“A comida que as pessoas não comem, deve ser recolhida separadamente e reciclada em gás ecológico e fertilizantes, e não deitada para aterros ou incineradoras.”
O que achas deste autocarro a cocó? 🙂
Fonte: Diário de Notícias, The Guardian, The Telegraph
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!