A grande parte da água gasta no mundo não é consequência dos nossos banhos ou de lavar os dentes. A Organização Não Governamental Grist criou um vídeo que mostra a quantidade de água que é precisa para produzir alguns dos alimentos que vão parar ao nosso prato.
Apesar do nosso planeta ser constituído na sua maioria por água, apenas 3% é doce, e desta pequena fração, apenas 1% está disponível para consumirmos.
Segundo o artigo Água virtual: A água que comemos sem saber, escrito pela NOCTULER Green Nation, grande parte da água que consumimos no nosso dia-a-dia não vem diretamente da torneira, mas sim da comida que colocamos no prato.
Segundo a organização Grist, mais de 100 mil milhões de galões de água (cerca de 470 mil milhões de litros) são gastos na rega das culturas agrícolas, pecuária e aquacultura todos os anos apenas nos Estados Unidos da América, sendo a carne uma das maiores responsáveis por esse índice.
A carne e os produtos de origem animal, como queijo, são dos que precisam de mais água. Por exemplo, para produzir 230 g de pão, são precisos cerca de 400 litros de água, 230 g de chocolate ainda precisam de mais, 3900 litros.
[AdSense-B]
Para chamar a atenção do público, a organização criou um vídeo que mostra a quantidade de água utilizada na produção de alguns alimentos. O vídeo termina com a seguinte afirmação “não comer aquele bife de 230 g é a mesma coisa que poupar a água equivalente a 54 duches.”
Vê o vídeo com a entrevista de Amelia Urry, da Grist, durante a qual explica a importância de escolhermos bem os alimentos que colocamos no nosso prato (a partir do minuto 2:00).
Existem várias técnicas para poupar água na agricultura, uma delas é o Tree T-pee, uma “tenda”, ou protecção, feita de plástico reciclado, que se coloca à volta do tronco e protege as árvores pequenas. Dirige toda a água de irrigação e adubo líquido diretamente para as raízes abaixo da árvore, evitando as perdas de água provocadas pelo vento e pela evaporação por causa do calor.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!