Água virtual: A água que comemos sem saber

Curiosidades, TodosComments (2)4172

Apesar do Planeta Azul ser constituído na sua maioria por água, apenas 3% é água doce, e desta pequena fração, apenas 1% da água doce existente está disponível para consumo humano.

O uso dos recursos hídricos tem sido cada vez mais intenso devido ao crescimento da população, ao desenvolvimento económico e ao nosso estilo de vida. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), 47% da População Mundial poderá viver em regiões com grande escassez de água em 2050.

água virtual

André Henriques

Mas afinal quanta água virtual é que consumimos?

Publicidade – Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Para quantificar o consumo de água temos de analisar todos os seus usos (Pegada Hídrica) havendo 3 tipos:

1 – uso mais direto e visível, a água que consumimos para beber, confecionar comida, tomar banho, etc – uso doméstico.

2 – nos produtos industriais que consumimos no nosso dia a dia – tal como algodão, papel, roupa, etc.

3 – uso associado à produção da alimentação que consumimos.

De acordo com a Water Footprint Network, em média consumimos 137 litros por dia no nosso uso doméstico; 167 litros por dia na produção dos produtos que compramos e 3 496 litros na produção da alimentação que consumimos. Isto significa que 92% do nosso consumo é invisível e está escondido na comida! “Podemos dizer inclusive que comemos 3 496 litros de água por dia”, afirma Angela Morelli.

Assim, o consumo de água não só está ligado com o nosso uso direto de água mas sim com aquilo que compramos e com aquilo que comemos (água virtual).

água virtual comida

Como reduzir a nossa pegada hídrica?

Não só é importante fechar a torneira quando estamos a lavar os dentes mas também é muito importante prestar atenção aos 92% de consumo de água que se escondem nos alimentos que comemos e isso depende do que comemos, como se produz e com a quantidade de comida que desperdiçamos.

Cada um de nós pode fazer diferença no consumo global de água e numa utilização mais apropriada para o mesmo. Como? Umas quantas dicas:

Não consumir tanta carne. Para produzir um quilo de carne de vaca é necessário consumir 15 400 a 17 100 litros de água. Existem hoje em dia várias iniciativas para consumir menos carne, por exemplo um dia por semana não consumir carne. Basta um dia por semana para fazer diferença.

– Saber a fonte e a forma como produzem os alimentos. Apoiar os produtores locais e biológicos.

– Não desperdiçar comida. Em média desperdiçamos 30% dos alimentos que compramos.

– Saber a fonte da água que bebemos e as suas implicações para termos água potável. Sabendo de onde provêm a nossa água, iremos ter mais respeito e mais cuidado para não a desperdiçar.

água copo

Angela Morelli tem sido uma ativista e tem tido um papel importante na comunicação sobre o consumo de água e a pegada hídrica. Vale a pena ver o seu discurso no TEDxOslo, no vídeo acima, e o site que criou sobre a água que comemos.


Este texto foi escrito pela equipa da Green World, uma empresa das áreas da Energia e Telecomunicações.

Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel?

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts