Joana Martins, assessora de comunicação e media da Corticeira Amorim, fez parte do painel de oradores da Conferência COMUNICA 2015 – Comunicação na área do Ambiente, fez a apresentação “Comunica Sustentabilidade“, durante a qual falou sobre o caso de estudo da Corticeira Amorim, a maior empresa de cortiça do mundo.
A Corticeira Amorim SGPS, com um volume de negócios superior a 500 milhões de Euros em mais de 100 países, desempenha um papel determinante na conservação e preservação de centenas de milhares de sobreiros espalhados pela bacia do Mediterrâneo. A Corticeira Amorim orgulha-se da sua contribuição para a correta utilização desta importante floresta, que é a base de um complexo e rico ecossistema, com inúmeros benefícios ambientais.
Joana Martins, assessora de comunicação e media da Corticeira Amorim, apoia a Administração na definição e implementação de políticas de comunicação interna e externa, e desempenha ainda funções de articulação da comunicação das diversas áreas de negócio, nomeadamente da Cortiça.
Na intervenção “Comunica Sustentabilidade”, Joana Martins apresentou vários exemplos de ações que a Corticeira Amorim tem desenvolvido nas últimas décadas, e que muito contribuíram para a atual imagem de marca da Organização, reconhecida por liderar uma atividade ímpar em termos de desenvolvimento sustentável.
A Corticeira Amorim está envolvida em várias iniciativas e parcerias com cariz ambiental, como é o caso do Projecto Floresta Comum, revertendo todas as receitas do programa de reciclagem de rolhas Green Cork para o financiamento da preservação da floresta autóctone portuguesa. Neste âmbito, foram já realizadas várias atividades de reflorestação que contaram com o trabalho voluntário dos colaboradores da Corticeira Amorim.
Numa antevisão das necessidades da indústria vinícola, foi a empresa pioneira na obtenção da certificação Forest Stewardship Council – FSC, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de optarem por cortiça originária de herdades florestais geridas de acordo com esta exigente norma internacional, satisfazendo as necessidades ambientais, sociais e económicas das gerações presentes e futuras.
Os montados (florestas de sobreiros, árvore que produz a cortiça) são um dos melhores exemplos do equilíbrio entre a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável – só o facto de nenhuma árvore ser abatida durante o processo de extração da cortiça constitui um caso único em termos de sustentabilidade.
O caso da Corticeira Amorim é um exemplo de sucesso de desenvolvimento económico e conservação da natureza.
Joana Martins esteve presente no Auditório Principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, dia 22 de abril de 2015, e apresentou o caso de estudo da Corticeira Amorim na Conferência COMUNICA 2015 – Comunicação na área do Ambiente.
As empresas que estiveram presentes na conferência:
– LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto,
– NOCTULA – Consultores em Ambiente,
– Primeira Imagem – Consultores de Comunicação,
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!