Ao longo de 14 anos, a fotógrafa Beth Moon captou imagens das árvores mais antigas do mundo com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a sua conservação. A série de fotografias foi recentemente compilada no livro Ancient Tree: Portraits of Time.
As razões para plantar árvores são imensas, desde a melhoraria da qualidade do ar até ao controlo e regulação do clima do nosso planeta. Nas nossas cidades, criamos túneis incríveis feitos com árvores, casas nas árvores, e até parques para subir às árvores.
A fotógrafa baseou-se em três critérios para selecionar as árvores a fotografar: uma idade avançada, um tamanho imenso ou uma história incrível. “Eu escolhi os locais através de vários métodos: livros de história, botânica, registos de árvores, artigos de jornais e informação de amigos e viajantes”, diz Beth Moon, a fotógrafa de São Francisco (Estados Unidos da América).
“Muitas das árvores que fotografei conseguiram sobreviver porque estão fora do alcance da civilização, em encostas, estados privados ou áreas protegidas. Algumas espécies existem apenas em pontos isolados do mundo.”
Viajando por vários pontos do globo, conseguiu captar imagens de sequoias gigantes, embondeiros, oliveiras, entre outras espécies.
Para Moon, “não existe melhor forma de comemorar a vida das árvores mais dramáticas do mundo, muitas em perigo de extinção, do que exibir os seus retratos”.
Em Portugal, a árvore mais antiga que conhecemos é uma oliveira com 2850 anos. Localiza-se em Santa Iria de Azóia (Loures) e chama-se “Portugal”. Tem 10 metros e 15 centímetros de diâmetro e, apesar da idade, ainda dá azeitonas!
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!