À primeira vista pode parecer um simples casaco desportivo, mas é muito mais do que isso… o MUSGO é um casaco 100% português, que se ilumina no escuro e tem como objetivo ajudar a salvar vidas!
A ideia surgiu através do engenheiro eletrotécnico, Filipe Magalhães, que pretendia inserir iluminação em vários objetos quotidianos que pudessem ajudar a salvar vidas.
Os dados publicados pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), dos Estados Unidos, foram o principal impulsionador desta ideia. Segundo a NHTSA, “em média, em 2016, só em acidentes de trânsito, um peão morreu a cada hora e meia e 75% das fatalidades ocorreram no escuro”.
Com esta realidade bem presente, Filipe juntou-se a mais 5 amigos e fundou a Vime, uma startup tecnológica com sede no Porto da qual é, atualmente, o diretor científico e tecnológico. Quase 2 anos depois de ter surgido a ideia, a Vime associou-se às também portuguesas Scoop, uma empresa inserida no setor da indústria têxtil de vestuário e à Lapa, uma aplicação que localiza os objetos perdidos através de uma rede.
Em 2018, Musgo, o casaco que quer revolucionar a segurança de quem anda na estrada, chegou finalmente ao mercado.
Filipe explicou que o mais importante é a tecnologia associada. “Mais do que colocar LED, colocamos fibra óptica através de um sistema de iluminação inteligente controlado pelo telemóvel”.
O casaco é conectado a um smartphone através de Bluetooth e recorre aos sensores do telemóvel para analisar os movimentos do utilizador. Se por exemplo o utilizador fizer uma travagem brusca, o telemóvel deteta-o e automaticamente o casaco muda de cor, alertando os condutores.
A iluminação também poderá ser personalizada nas cores e na intermitência através da aplicação para smartphone.
Este casaco está também preparado para as radiações do telemóvel. “O casaco tem um bolso que isola o corpo da radiação emitida pelo telefone”, explica o engenheiro.
Design e a Qualidade
Filipe, explicou que “o material é de altíssima qualidade. (…) Protege o corpo de odores, da radiação ultravioleta e evita as irritações provocadas pelo suor”.
Foi testado e pensado para atividades físicas extremas, em todas as condições meteorológicas, afirma o engenheiro.
Principais características:
- Não se desgasta facilmente e pode ser lavado mais de 100 vezes sem afetar o seu funcionamento;
- Seca ainda mais depressa do que o algodão e bastante mais rápido do que outros materiais habitualmente usados no vestuário desportivo;
- É leve e resistente à água;
- Tem uma “cauda rebatível” para evitar salpicos de sujidade e bandas de silicone nos ombros para aumentar a aderência a mochilas;
- Para regular a temperatura corporal, foram incorporados bolsos ventilados com fechos bidirecionais e um painel respirável.
Preocupações ambientais
O casaco foi produzido com materiais reciclados. Segundo o engenheiro, “o Musgo é produzido com carvão e cascas de coco recicladas.
O casaco não é a única ideia em mente…
Segundo Filipe, é possível estender a tecnologia a outros acessórios que, combinados, podem garantir ainda mais a segurança a quem circula em espaços escuros. Por isso, além do casaco podem aparecer em breve “mochilas, cadeirinhas de bebé, capacetes e até coleiras para cão”.
Recentemente decorreu uma campanha de crowdfunding para financiar o projeto, através da plataforma Indiegogo. Dependendo dos objetivos atingidos pela campanha, o casaco poderá ser colocado à venda, inicialmente apenas online, por cerca de 520 euros.
Este produto 100% português não quer, contudo, ficar restrito ao país. Por isso, os países onde as horas de sol são reduzidas, como o Canadá, Holanda, Noruega, Suécia ou Finlândia, podem ser uma boa aposta para a expansão deste projeto.
Este artigo foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.
Fonte: Público, thenextbigidea, Indiegogo
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!