Com a correria do dia-a-dia é fácil esquecer o essencial. O que é essencial? Cuidar de nós mesmos e da nossa saúde. Os carros são equipados com sensores que avaliam os indicadores vitais do veículo, apontando a necessidade, por exemplo, de trocar o óleo. Então, por que não monitorizar o nosso corpo da mesma forma? Com a nova geração de adesivos para a pele, esse cuidado tornou-se mais fácil.
A startup americana MC10 é especializada em biostamps, adesivos com sensores para o corpo. Estes adesivos são tão finos que também podem ser denominados por tatuagens temporárias e podem ficar na pele durante uma semana.
Os biostamps são dispositivos flexíveis que incluem circuitos elétricos e os dados são transmitidos por NFC (near-field communication), a mesma frequência utilizada nos telemóveis.
O sensor borboleta (que se pode ver na imagem abaixo, à esquerda) controla a exposição do nosso corpo aos raios ultravioleta do Sol, o sensor representado no meio da imagem possui corantes sensíveis para detetar substâncias químicas no suor, e o sensor circular (à direita) controla a pressão sanguínea.
O objetivo destes biossensores é analisar as nossas funções vitais e de saúde de uma forma constante, evitar um check-up anual cheio de exames, e tratar qualquer anomalia logo quando surge, evitando tratamentos mais caros, invasivos e complexos mais tarde.
A L’Oréal está a desenvolver um biostamp em conjunto com a MC10. Trata-se de um dispositivo que analisa a hidratação da pele para futuramente testar a eficácia dos seus cosméticos e estudar as alterações na irrigação da pele com o passar da idade.
Outra linha de investigação desta tecnologia é a utilização dos biostamps para medir o nível de stress em controladores de voo e a qualidade do sono em pacientes.
Feridas na pele podem causar infeções muito graves. Por isso, uma equipa da Universidade de Berkeley, na Califórnia, está a trabalhar num adesivo eletrónico que deteta danos na pele antes mesmo destes se tornarem visíveis. Isso é possível porque as alterações elétricas causadas pela morte celular são captadas pelo curativo.
A inovação está cada vez mais ao serviço da melhoria da nossa qualidade de vida. E tu, o que tens feito pela saúde?
Este texto foi escrito pela equipa do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar.
Fontes: Spectrum IEEE, Digital Trends
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!