A Torre de Pisa, em Itália, é uma construção muito famosa. Grande parte da sua fama deve-se ao facto de ser uma construção bastante inclinada. O que poucos conhecem é o real motivo dessa inclinação, que não tem nada de simbólico ou poético.
Na verdade, a Torre de Pisa ficou inclinada porque os terrenos daquela zona são muito instáveis e a fundação do edifício foi mal planeada.
Na época da sua construção, em meados do século XII, talvez não existisse a possibilidade de fazer a sondagem do solo, que é um recurso atualmente disponível para descobrir a que profundidade se encontra a terra mais firme, e assim fazer fundações que atinjam esse nível, criando mais estabilidade, ou então evitando fazer muitos andares para que a construção não fique pesada.
Quanto mais alto é um prédio, maior é o risco de queda, pois é maior a probabilidade de rutura. Em termos físicos, podemos comparar essa situação com a diferença entre partir um ramo de uma árvore fino e comprido ou um mais curto, o mais curto é mais difícil de partir.
Ainda durante a execução do terceiro andar da Torre de Pisa, os engenheiros notaram que ela começou a inclinar. Para tentar remediar a situação, começaram a construir paredes um pouco mais altas no lado que estava mais baixo, para compensar a diferença visualmente. Mas foi um grande erro, pois ao fazer isso, um dos lados ficou mais pesado do que o outro, fazendo com que ele afundasse ainda mais.
Ao longo dos anos, a Torre de Pisa continuou a cair aos poucos até atingir uma inclinação perigosa e ser fechada ao público. Nos anos 90 do século passado, o edifício foi submetido a uma obra que conseguiu reverter a inclinação em 40 centímetros. Durante a intervenção, foi retirada um pouco da terra no lado mais firme, e reforçada a fundação com placas de chumbo, para torre parar de se movimentar.
Fonte: Dicas de Arquitetura
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!