O que costumas fazer quando estás à espera por uma consulta no hospital, para ser atendido na repartição de finanças ou na Loja do Cidadão? Navegar na Net, jogar no telemóvel? A Editora Francesa Short Édition quis dar uma alternativa aos utentes dos espaços públicos da cidade de Grenoble, no sul de França, e criou uma máquina automática que oferece pequenas histórias para matar o tédio e passar o tempo enquanto esperas.
Quentin Plepé, editor e co-fundador da editora Short Édition, e a sua equipa tiveram esta ideia quando há uns anos atrás estavam à volta da máquina de venda automática da empresa: “e se o mesmo conceito fosse aplicado à literatura“, perguntaram-se. Depois de dois anos de desenvolvimento, surgiu a máquina de distribuição automática de histórias!
O projeto não está contra os smartphones — mas é uma alternativa à tecnologia e um incentivo ao contacto com a cultura. As máquinas estão disponíveis 24 horas por dia e podem ser utilizadas por qualquer pessoa de forma gratuita. Basta decidir quanto tempo se tem para ler a pequena história, carregar no botão respetivo — um, três ou cinco minutos — e mandar imprimir um texto.
“As histórias são uma parte importante da nossa vida. Precisamos delas para construir aquilo que somos individualmente. Cada vez mais pessoas não se sentam para ler um livro“, lamenta Quentin Plepé.
Estar à espera nos semáforos também pode ser chato, por isso uma empresa alemã desenvolveu um jogo para entreter os peões enquanto esperam pela luz verde – ActiWait!
Fontes: Fast Company, Place Gre’Net, Livres Hebdo
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!