Todos conhecem a dificuldade que é conservar alimentos frescos em boas condições. Para solucionar o problema e evitar o desperdício, o estudante brasileiro Josemar Gonçalves de Oliveira Filho, descobriu uma fórmula caseira e económica que promete ser uma solução inovadora para aumentar a durabilidade das frutas.
Os resultados de um estudo sobre desperdício alimentar em Portugal, indicam que o nosso país desperdiça anualmente 1 milhão de toneladas de alimentos. Desta forma, cada pessoa contribui com o desaproveitamento de 97 kg de géneros alimentícios por ano.
Com o objetivo de diminuir o desperdício de alimentos, aumentando a durabilidade da fruta, um aluno de Biologia do Instituto Federal de Brasília fez uma investigação sobre embalagens comestíveis. Isto levou-o a uma fórmula composta por fécula de mandioca e óleo essencial de cravo-da-índia. Mergulhando frutas nessa solução, com custo médio de 5 Reais por litro (pouco mais de 1 Euro), Josemar verificou que houve uma mudança na decomposição das mesmas, que ganharam cerca de 10 dias a mais de vida útil.
Josemar fez uma investigação sobre conservação de bananas, tendo verificado que 40% são desperdiçadas devido a doenças após a colheita, gerando muito desperdício. Mergulhando as bananas na fórmula que criou, estas ficam protegidas de fungos, permitindo que fiquem boas para consumo durante mais dias.
A embalagem comestível permite conservar alimentos frescos e impede a proliferação de fungos e outros microorganismos, responsáveis pela degradação da fruta. Deste modo, podemos guardar os alimentos durante mais tempo, quer seja em casa, nas lojas ou no processo de transporte.
O futuro biólogo recebeu o prémio de melhor projeto da IV Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília, além de ser convidado para estagiar na Universidade de São Paulo (USP).
Descobre aqui algumas dicas para evitares o desperdício alimentar no dia-a-dia.
Outras formas de combater o desperdício alimentar é a gerar energia com produtos que iriam para o lixo, foi o que um supermercado britânico fez, “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies e vendê-la ao público, foi o que fez a Fruta Feia, ou mesmo criar embalagens rótulos inteligentes que nos dizem se um alimento está estragado.
Fontes: Hypeness
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!