Uma casa que se movimenta como um girassol, em busca da exposição solar, e na qual as divisões mudam de tamanho, foi criada pelo arquiteto português Manuel Vieira Lopes e faz parte do projeto “Casas em Movimento”.
O projeto Casas em Movimento é um conceito de arquitetura viva, inovação e sustentabilidade que interage com a natureza, mais propriamente com o sol, que se funde com a envolvente e que se adapta às necessidades do momento e das famílias. Um projeto pioneiro no mundo inteiro, segundo o site oficial do projeto.
A adaptabilidade às necessidades das pessoas e a preocupação ambiental são as duas principais características deste projeto.
Esta é uma habitação que, além de girar sobre si própria, está equipada com uma pala, também ela movível, revestida por painéis fotovoltaicos, capazes de produzir até 25 000 kWh/ano de energia elétrica, cinco vezes mais que o seu consumo, reduzindo o valor de climatização em 80%. Tudo é feito em função da exposição solar.
“É uma casa fixa dentro de uma casa roda”, explicou o arquiteto. “Como tem o elemento fixo, permite que, rodando em torno desse elemento, possamos criar espaços em função do sol”, acrescenta. O facto de a casa girar, garante o arquiteto, é quase impercetível para quem lá esteja dentro. “A dimensão dos espaços vai-se alterando à velocidade da terra, não é desconfortável”, assegurou.
No interior, a casa está idealizada para conter materiais e mobília de origem nacional, como a madeira e a cortiça. E lá dentro tudo muda também, já que o tamanho das divisões da casa são personalizáveis, consoante a vontade de quem lá habita. “A cozinha, de manhã, terá 15 m2, por exemplo, e à hora do jantar poderá ter o dobro. O dono comunica com a casa e diz-lhe para, à hora x, o espaço y ser maior de acordo com a utilidade que terá”, explicou o criador do projeto.
Outra característica diferenciadora da Casas em Movimento é o sistema evolutivo que procede da construção modular, o que significa que se podem adicionar ou retirar módulos à casa para que esta se torne maior ou menor, consoante as necessidades da família.
A título de exemplo, com a chegada de um novo membro família pode adicionar-se um novo espaço (um módulo), sendo que, quando esse membro crescer e pretender sair de casa, pode levar o módulo consigo e desenvolvê-lo noutro local. Desta forma, cria-se uma construção sustentável, perfeitamente ajustada às necessidades da família.
Em 2012, a Casas em Movimento recebeu uma menção honrosa no Solar Decathlon Europe, uma competição para projetos que concebam casas alimentadas, exclusivamente, por energia solar. Foi ainda vencedora na categoria Arquitetura e Artes Visuais do Prémio Nacional Indústrias Criativas 2014.
A arquitetura sustentável é cada vez mais utilizada, existindo vários exemplos, desde construção de casas com terra a casas que produzem mais energia que aquela que gastam, e ainda casas feitas com contentores de mercadorias. Um exemplo específico é o de uma família no Reino Unido que decidiu construir uma casa Hobbit sustentável com materiais naturais e com as suas próprias mãos.
Fontes: Observador, Porto.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!