sensores de ultrassons alex deans

Aparelho com sensores de ultrassons ajuda invisuais a chegar a qualquer destino

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, TodosComments (2)1656

O adolescente canadiano Alex Deans criou um sistema de navegação para pessoas invisuais, com sensores de ultrassons e de GPS, para que consigam perceber melhor o que as rodeia.

A ideia para este produto surgiu quando, aos 12 anos, Alex ajudou uma senhora com problemas de visão a atravessar a rua e perguntou-lhe que tipo de tecnologia existia para ajudar os invisuais. “Ela disse-me que todos os aparelhos existentes permitem apenas que os seus utilizadores sigam numa direção, por isso não conseguem perceber o que se passa à sua volta”, explicou.

Após este encontro, o adolescente passou noites e fins de semana a desenvolver um aparelho que usa sensores de ultrassons, semelhantes aos usados por morcegos na ecolocalização. “A Natureza é um grande inventor, por isso eu tentei imitá-la usando esta invenção.” Durante este período, trabalhou com inventores à volta do mundo e aprendeu como funcionam os sensores de ultrassons e a visão humana.

tecnologia para invisuais sensores de ultrassons

O primeiro protótipo demorou três anos a ser desenvolvido e, assim que esse momento foi conseguido, Alex levou-o para o Canadian National Institute for the Blind para ser experimentado. O resultado dos testes contribuiu para o jovem lançar uma versão actualizada do aparelho. “A reacção das pessoas que utilizavam o aparelho motivou-me a continuar”.

Segundo Alex, as bengalas detetam o que está à frente dos utilizadores, mas não os ajudam a perceber onde eles estão, tendo em conta o seu destino. O aparelho também funciona ao ar livre, usando ligação Bluetooth, Google Maps e geocoding. O iAid inclui um joystick que roda e guia o utilizador em direção ao seu destino.

ontario_science_centre_award alex dean invisuais tecnologia sensores de ultrassons

Um sistema semelhante, também baseado em sensores de ultrassons foi desenvolvida por uma equipa de estudantes brasileiros. Neste caso, criaram uns óculos especiais para pessoas com problemas graves de visão que identificam obstáculos no caminho.

iaid sensores de ultrassons invisuais

Surgem cada vez mais invenções e produtos para facilitar o dia a dia de minorias ou de pessoas com algum tipo de incapacidade. Em relação aos invisuais, o Museu do Prado, em Madrid, lançou a sua primeira iniciativa de arte para invisuais, com uma instalação de várias reproduções de obras famosas em relevo, permitindo aos invisuais “ver” e sentir os quadros.


Este tema foi sugerido por Aula CNT, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do nosso Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com:)

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Green Savers, CBC NewsCTV News

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts