Estudantes criam óculos com sensor para invisuais

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComments (1)2534

Um grupo de estudantes brasileiros desenvolveu uns óculos especiais para pessoas com problemas graves de visão que identificam obstáculos no caminho.

A bengala é uma das formas que as pessoas com cegueira utilizam para perceber o mundo à sua volta e para se deslocarem com mais segurança. No entanto, isso não os impede de irem contra alguns obstáculos que dificilmente são identificados pelo toque da bengala, como telefones públicos, pois a parte superior do corpo fica desprotegida.

óculos para cegos visão tecnologia

Foi com este problema em mente que um grupo de estudantes brasileiros, liderado por Marcos Antônio da Penha, criou o Project Annuit Walk (PAW), uns óculos que auxiliam os deficientes visuais a localizarem possíveis obstáculos através de sensores de ultrassons num ângulo de 120°.

O utilizador é notificado de um potencial obstáculo através de uma bracelete vibratória, indicando o melhor caminho a seguir.

óculos para invisuais

O protótipo foi desenvolvido em 2013 e tinha a intenção de substituir a bengala. Contudo, assim que entraram em contacto com um maior número de pessoas com cegueira, perceberam que isso não seria possível. “Inicialmente, queríamos desenvolver uns óculos que substituíssem a bengala. Quando fomos para o campo, mudámos o projeto. Os cegos não queriam deixar a bengala. É o senso tátil deles. Por isso tem um peso psicológico muito grande”, afirmou Emily Shuler, um dos membros da equipa. Assim, os óculos funcionam como um complemento à bengala, analisando os objetos que estão pelo caminho e não só emitindo um alerta de perigo como também indicando o melhor caminho.

bengala invisuais inovação

Se achas que para utilizar esta tecnologia os deficientes visuais precisariam desembolsar uma grande quantia, estás enganado. O PAW tem um custo estimado de 45 Reais, ou seja menos de 12 Eurosembora ainda não esteja disponível comercialmente.

O projeto venceu o World Summit Youth Awards na edição de 2014, uma competição mundial promovida pela ONU.

PAW óculos para cegos

Surgem cada vez mais invenções e produtos para facilitar o dia a dia de minorias ou de pessoas com algum tipo de incapacidade. Em relação aos invisuais, o Museu do Prado, em Madrid, lançou a sua primeira iniciativa de arte para invisuais, com uma instalação de várias reproduções de obras famosas em relevo, permitindo aos invisuais “ver” e sentir os quadros.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Hypeness

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts