O músico alemão Bartholomäus Traubeck, conseguiu tirar o som de uma árvore com a ajuda de um gira-discos especial que lê madeira. O músico criou uma forma de “extrair” e “traduzir” música de uma fina fatia de um tronco de uma árvore.
É através dos anéis marcados nos troncos das árvores que conseguimos saber a sua idade. O gira-discos criado por Traubeck tem um sensor que analisa os anéis das árvores, tendo em conta a sua força, espessura e taxa de crescimento. Estes dados são passados para computador e traduzidos para notas de piado, que servem de base para uma melodia.
O músico alemão criou um álbum chamado Years, que mostra o registo sonoro de sete árvores diferentes da Áustria: pinheiro, freixo, carvalho, bordo, nogueira, amieiro e faia.
Tendo em conta que cada árvore possui as suas variações, o resultado é uma música diferente para cada fatia do tronco.
A árvore mais antiga que se conhece em Portugal é uma oliveira com 2850 anos. Localiza-se em Santa Iria de Azóia (Loures) e chama-se “Portugal”. Tem 10 metros e 15 centímetros de diâmetro e, apesar da idade, ainda dá azeitonas!
As razões para plantar árvores são imensas, desde a melhoraria da qualidade do ar até ao controlo e regulação do clima do nosso planeta. Nas nossas cidades, criamos túneis incríveis feitos com árvores, casas nas árvores, e até parques para subir às árvores.
Fonte: Green Nation
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!