Uma casa de banho química, instalada na University of the West of England (UWE Bristol), gera eletricidade e produz a sua própria luz aproveitando a urina dos seus utilizadores.
A eletricidade pode ser produzida de várias formas, como por exemplo através da energia do sol, do vento, ou até através de lama, como é o caso do Relógio de Terra.
Como é possível produzir eletricidade através da urina?
A urina é recolhida num tanque e é usada como combustível para micróbios, que geram energia como um produto biológico, explica o inventor Ioannis Ieropoulos.
Quando as bactérias decompõem a matéria orgânica, neste caso urina, produzem eletrões que são transferidos para o ânodo. Os eletrões passam do ânodo (polo negativo) para o cátodo (polo positivo) através de um circuito elétrico à semelhança do que acontece com uma pilha. Desta forma é possível produzir eletricidade a partir da urina.
Se esta tecnologia funcionar, pode gerar uma mudança na vida de muitas pessoas que habitam em campos de refugiados ou zonas isoladas. Nestes locais não há eletricidade e pode ficar muito escuro. “Isso pode representar a forma mais sustentável e barata de gerar energia”, disse Andy Bastable, da Organização Internacional de Caridade, Oxfam.
A Universidade do Minho também desenvolveu um processo para reutilizar a urina, produzindo fertilizantes e eletricidade.
Fonte: Green Nation
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!