Se pensavas que a única coisa que as plantas nos podiam dar era oxigénio, estás muito enganado. Plantas que produzem eletricidade são uma das energias renováveis em investigação.
O investimento em formas alternativas e amigas do ambiente de produzir energia elétrica continua acelerado, e enquanto modalidades como a energia solar e eólica se desenvolvem rapidamente pelo mundo, cientistas ainda investigam novas formas de produção de energia. A produção de energia elétrica através de plantas vivas é uma das formas.
Não é novidade que é possível produzir energia elétrica através das plantas, mais concretamente do solo onde elas vivem, exemplo disso é um relógio criado com este sistema e os painéis solares que parecem canteiros.
Investigadores holandeses criaram também uma tecnologia para produzir energia a partir da atividade biológica de plantas e bactérias. O Plant-e, como o projeto é chamado, foi testado com sucesso num jardim da Universidade de Wageningen. A área verde de 15 m² e foi capaz de carregar a bateria de um smartphone.
Cerca de 70% da matéria orgânica produzida na fotossíntese não é utilizada pelas plantas, sendo eliminada através das raízes. O mecanismo aproveita esta matéria orgânica que, em contacto com as bactérias à volta das raízes, produz uma quantidade enorme de eletrões, posteriormente libertados.
Apesar dos valores ainda serem baixos, os investigadores acreditam que, no futuro, este mecanismo poderá produzir até 3,2W por m², capacitando um telhado verde de 100 m² com as ferramentas necessárias para abastecer uma casa com um consumo médio de 2800 kWh por ano.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!