Não se consegue saber que os peixes sentem sede como nós, é provável que não! De qualquer modo, nós temos sede quando o nosso organismo precisa de água, e, tal como nós, os peixes também precisam.
Os peixes que vivem no mar perdem água através de um processo chamado osmose. Isto acontece porque a água do mar tem mais sal que os fluidos do corpo do peixe. Portanto, têm de beber continuamente ou podem desidratar. Como estão completamente adaptados ao seu ambiente, os peixes são capazes de excretar o excesso de sal que ingerem.
A água doce tem uma concentração de sal mais baixa do que os fluídos do corpo do peixe. Portanto os peixes de rio não devem ter sede!
E será que os peixes dormem?
Primeiro é preciso que saibas que os peixes não têm pálpebras, por isso estão sempre de olhos abertos e alerta. E também não podem parar de nadar senão não conseguem “respirar”! A água tem que passar constantemente pelas guelras para eles conseguirem absorver oxigénio.
Tendo em conta que não podem fechar os olhos nem podem parar de nadar, podemos afirmar que os peixes não dormem, pelo menos como nós! Estes animais alternam períodos de vigilância com períodos de repouso.
Se gostaste deste artigo, vais adorar o Oceanário de Lisboa e o facto de poderes conhecer peixes de todos os oceanos! Se comprares bilhetes online tens desconto (Vê aqui)! 🙂
Créditos da fotografia em destaque: Abílio Leitão (Facebook Oceanário de Lisboa)
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!