Paris substituiu os cortadores de relva e os jardineiros por ovelhas que comem a erva e fertilizam o solo! Empresa francesa EcoMouton, “mouton” significa ovelha em francês, coloca ovelhas em zonas verdes para manter os relvados aparados.
Todas as cidades têm jardins ou zonas verdes que necessitam que a relva seja aparada de vez em quando. No entanto, a solução normalmente é contratar jardineiros, utilizar máquinas que fazem barulho e gastam energia e poluem, pois normalmente usam gasóleo como combustível.
Uma nova experiência urbana está a ser desenvolvida em Paris para substituir os cortadores de relva. Em vez de máquinas, carneiros, bodes, cabras e ovelhas são responsáveis por manter a relva aparada.
“Eu pus algumas ovelhas no meu relvado”, disse Girard, fundador da EcoMouton, “Então, alguns clientes ficaram tão felizes por vê-las no meu relvado, e disseram-me ‘Porque não ofereces esse serviço a outras empresas?'”
Entretanto a empresa de Girard cresceu, tendo agora centenas de ovelhas alugadas a empresas por toda a França, incluindo o fornecedor de eletricidade do Estado e o fabricante de automóveis Renault. O único problema é encontrar pastores. Não é assim tão fácil como colocar um anúncio no jornal.
A utilização de ovelhas é mais barato que usar máquinas e ainda reduz a emissão de carbono.
A diretora de espaços verdes de Paris diz que já consegue imaginar as ovelhas a pastar no Champ de Mars. Ela também antecipa que outras grandes capitais inovadoras em temas ambientais como Londres e Nova York vão seguir o exemplo da capital francesa.
Este método já é utilizado em Portugal, na Central Fotovoltaica de Castanhos, de forma a evitar que a vegetação cause sombra nos painéis fotovoltaicos.
Fontes: PopUpCity, BBC, Globo, NPR
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!