No mundo natural, a maioria dos machos são programados para seguir o lema: “conhecer senhora; engravidar senhora; deixar senhora e os seus filhos e ir conhecer e engravidar outras senhoras”. O objetivo é produzir o maior número de herdeiros possível.
Mas existem excepções, em algumas espécies o orgulhoso pai desempenha um papel fundamental no crescimento das crias, juntamente com – ou às vezes no lugar da – a mãe.
1 – Cavalo-marinho
O Cavalo-marinho não só é monogâmico, mas esta criatura é realmente quem engravida, transportando até 1.000 bebés de uma vez!
Os machos têm uma bolsa onde as fêmeas depositam os ovos, que são depois fertilizados e ficam a incubar durante 45 dias. Os pais até sentem contrações quando estão a ter as pequenas crias.
No entanto, antes de nomeá-lo o pai do ano, o cavalo-marinho é conhecido por comer alguns de seus filhos também. Ninguém é perfeito…
2- Pinguim-imperador
O pinguim-imperador tem as crias na Antártida, o lugar mais frio da Terra, – 22 ºC! Depois da fêmea pôr o ovo, é trabalho do macho mantê-lo quente. Se o ovo cai das suas patas morre instantaneamente…
Apesar de não comer durante meses, para manter sempre o ovo protegido entre as patas e a barriga, é o pai que fornece primeira refeição do bebé – uma substância do tipo leitoso para sustentá-lo até que a mãe volte com a barriga cheia de peixes.
3 – Lobo
Apesar da sua fama de predadores temíveis, os lobos são pais atentos, monogâmicos e ferozmente protetores que vivem com as suas lobas para a vida. Uma alcateia de lobos é essencialmente uma família nuclear clássica composta por mãe, pai e filhos.
O lobo fica de guarda e caça para os filhotes e a mãe.
4 – Jacana
Conhecido por “andar sobre a água” apoiado nos lírios, a fêmea desta ave, depois de colocar os ovos, abandona o macho para procriar com outros. Entretanto, o pai permanece no ninho, a cuidar dos ovos e a protegê-los – às vezes da própria mãe!
5 – Rã de Darwin
A rã-sul-americana é também um pai extraordinário, graças ao seu método único para proteger os ovos: ele engole-os, mantendo-os dentro dos seus sacos vocais durante seis semanas. Quando eles estão prontos para eclodir, vomita-os…
6 – Leão
Enquanto os leões são grandes protetores das suas crias são também grandes dorminhocos. No entanto, quando estão acordados a visão de um leão é de cinco vezes melhor do que um ser humano, e conseguem ouvir uma presa até três quilómetros de distância!
7 – Inseto-de-água-gigante
Aqueles altos na costas são os ovos! Estes animais apresentam o cuidado paterno mais dedicada no mundo dos insetos, levando os ovos nas suas asas até que nasçam. Deve-se evitar chatear um pai destes, pois ele tem uma das mordidas mais dolorosas de entre os insetos.
8 – Ema
Apesar ser um polígamo desenfreado que mantém um harém de até 12 fêmeas, é um pai dedicado.Para além incubar cerca de 50 ovos de cada vez, durante seis semanas – é responsável pela construção do ninho e pela proteção e alimentação das crias durante os primeiros seis meses, sem qualquer assistência das várias mães.
Fonte: Mother Nature Network, Animal Planet
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!