Preocupado com a desflorestação do planeta, o designer inglês Gavin Munro queria tornar os móveis em peças mais sustentáveis. Usando moldes de plástico e ferro, fez com que árvores crescessem em forma de cadeiras, mesas e candeeiros, criando uma linha de mobília sustentável.
O projeto Full Grown, desenvolvido por Gavin, consiste numa plantação de móveis no seu quintal, que resultará em cerca de 400 peças de mobília sustentável em poucos anos. Ele descobriu que um salgueiro demora entre três e quatro anos para crescer na forma de um móvel, enquanto que o carvalho demora entre seis e dez anos. Inspirado na arte dos bonsais, replicou o sistema de moldes para um tamanho maior.
Conforme os ramos vão crescendo, são cortados, secam e ajustam-se as formas, como se fosse um bonsai. Todo o processo ocorre ao longo das quatro estações do ano – são necessários entre quatro e oito anos para uma cadeira “crescer”.
“Na essência, trata-se de uma arte bastante simples. Começa-se por “treinar” e ajustar os ramos jovens das árvores à medida que crescem em moldes especiais. Em determinado momento os ramos já se mantém juntos, fazendo com que o objeto se torne sólido – eu gosto da forma como o processo se parece com uma impressora 3D orgânica que usa ar, terra e o sol como matéria-prima“, afirma o designer.
Sempre que possível, são utilizados métodos de cultivo orgânico. Quando o móvel é “colhido”, as árvores continuam vivas. Além disso, como as peças são feitas a partir de madeira sólida, não há pregos ou qualquer outro desperdício de material.
Fontes: Hypeness, Ecoera
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!