A organização sem fins lucrativos Litro de Luz, com sede na Colômbia, é um projeto de iluminação que consiste em levar luz natural e de modo sustentável a locais com poucos recursos, através de garrafas de plástico usadas.
Segundo o site da Litro de Luz – Brasil, a lâmpada engarrafada foi criada pelo mecânico brasileiro Alfredo Moser, que, cansado da onda de apagões em 2002, encontrou uma solução ao iluminar a sua garagem com garrafas de plástico cheias de água. Desde então a ideia espalhou-se pelo mundo!
Assim foi criado o projeto Liter of Light (Litro de Luz), que tem como objetivo levar a tecnologia da lâmpada engarrafada às mais remotas regiões do mundo.
Como funciona a lâmpada engarrafa?
Existem dois tipos de lâmpadas, uma diurna e uma noturna. A lâmpada engarrafa diurna tem apenas água e lixívia dentro da garrafa, enquanto a noturna, para além da água, tem ainda várias lâmpadas LED.
Na lâmpada diurna, a luz solar incide no topo da garrafa e pelo efeito de refração espalha-se por toda a divisão, com potência equivalente a uma lâmpada de 55 watts. Estima-se que a vida útil de cada garrafa da Litro de Luz seja de aproximadamente 8 anos.
No caso da lâmpada noturna, que ilumina tanto de dia como de noite, tem uma placa solar que carrega uma bateria, armazenando até 32 horas de energia, acendendo pequenas lâmpadas LED localizadas dentro da garrafa.
Como instalar uma lâmpada engarrafada?
Além de ter um impacto imediato, a implementação da lâmpada engarrafada é simples, sendo necessário, quando instalada em telha metálica, apenas uma garrafa de plástico de 1,5 litros, uma chapa de 22cm x 25cm, água, lixívia/cloro e cola.
Entre os impactos sociais do projeto, é de destacar a redução da violência familiar e do abuso sexual que, segundo estudos do Instituto do Bem Estar Familiar na Colômbia, aumentam em lugares escuros.
Além disso, dependendo das condições climáticas, a iluminação proporcionada pelas garrafas melhora a qualidade dos espaços de estudo para crianças e adolescentes, permitindo a realização de tarefas escolares.
Do ponto de vista económico, as famílias beneficiadas perceberam uma diminuição de até 40% na conta de energia elétrica no mês seguinte à instalação das garrafas.
Em relação aos benefícios ambientais, o impacto é duplo, pois a substituição de uma lâmpada por uma garrafa de plástico evita a emissão anual de 200 Kg de CO2 na atmosfera. Além disso, aumenta-se a vida útil das lâmpadas tradicionais, já que a frequência com que são utilizadas é menor.
A Litro de Luz também já fez instalações de lâmpadas engarrafadas na rua, melhorando a iluminação pública, como podes ver nas imagens abaixo.
Esta ideia não é única no mundo, outro exemplo de um sistema semelhante é a Lightie, uma lâmpada portátil, alimentada a luz solar, que encaixa em qualquer garrafa de plástico de refrigerante.
Surgem cada vez mais projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem em dificuldade. Outro exemplo de iluminação em zonas sem eletricidade foi criada por um grupo de mulheres sul-africanas, o Rethaka, que pretende mudar essa realidade através de material escolar inovador – uma mochila com placa solar. Batizados de Repurpose, os acessórios escolares são feitos a partir de sacos de plástico usados. Cada mochila tem uma lanterna solar, que se carrega durante o dia e que dá luz à noite.
O SolarPuff também quer fazer a diferença em zonas sem acesso à eletricidade, como em situações de emergência, como uma catástrofe natural. O SolarPuff é uma lanterna solar que se pode espalmar e que leva luz de forma segura e acessível a quem mais precisa.
Fonte: Arch Daily
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!