Espelhos gigantes iluminam a vila norueguesa de Rjukan, localizada num vale profundo, que, durante os meses de Inverno,refletem a luz solar para o centro da povoação.
Os habitantes de Rjukan enfrentavam todos os anos cinco meses de escuridão por causa das montanhas que rodeiam a localidade, que tapam a luz do sol entre outubro e março. No entanto, para solucionar este problema, grandes espelhos foram colocados com o auxílio de helicópteros na encosta da montanha, cerca de 450 metros acima da vila.
Os espelhos rodam em função da posição relativa do Sol e refletem a luz solar para o centro da vila. A ideia foi inicialmente proposta por um operário de uma hidroeléctrica há 100 anos. Martin Andersen desenhou os planos e conseguiu cerca de 700 mil euros de financiamento, mas as autoridades locais optaram por construir um teleférico para o topo das montanhas.
«É algo muito especial estar parado no meio da praça principal e sentir a luz do Sol», afirmou o presidente da câmara de Rjukan, Steinar Bergsland.
Outro exemplo deste fenómeno é Viganella, uma aldeia localizada num vale dos Alpes Italianos, que ficava mergulhada nas sombras desde meados de novembro até início de fevereiro, sem qualquer luz solar direta. Para resolver este problema, em 2006, instalaram também um espelho gigante numa das montanhas de maneira a refletir a luz do sol em direção à aldeia!
Fontes: Diário Digital, Público, BBC
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!