Se pretendes desenvolver a tua marca pessoal, é importante que verifiques cuidadosamente como está a tua presença na Internet e o que podemos encontrar escrito sobre ti.
O teu nome na Internet
Quando pesquisas o teu nome num motor de busca, por exemplo, no Google, que resultados obtens?
Conseguirá alguém confirmar informações sobre ti nos resultados apresentados na primeira página de uma pesquisa rápida?
Quem pesquisar o teu nome no Google certamente que pretende ler “coisas” escritas por ti ou sobre ti. Contudo, é provável que também encontre comentários agressivos que tenhas escrito num fórum, num blog ou no Facebook.
Então!? Quando pesquisas o teu nome no Google, quais são os primeiros resultados que obtens? Não desesperes! É muito provável que a primeira pesquisa não te mostre aquilo que esperavas…
O teu e-mail
Agora tenta pesquisar o teu e-mail no Google! Os resultados são melhores ou são ainda mais deprimentes? Este exercício rápido permite perceber como está a tua presença no mundo digital, se a mesma é relevante e se tem potencial para te ajudar a conseguir um emprego, novos negócios, etc…
Define o teu “nome artístico”
A maior parte das pessoas que conheço têm um nome extremamente vulgar, o que torna difícil destacarem-se na Internet. Eu senti essa dificuldade quando comecei a trabalhar a minha marca pessoal. O meu nome completo é Pedro Miguel da Silva Santos.
“Pedro Miguel” deve ser uma das combinações de nomes próprios mais explorada de todos os tempos, competindo com outras combinações de topo, como “José António”, “Ana Maria”, etc…
“Silva” e “Santos” são nomes de família totalmente banais em Portugal e por isso, senti que o meu nome estava condenado ao fracasso logo à partida. Contudo, decidi testar uma combinação dos nomes de família, unindo-os com um hífen e o resultado foi: “Pedro Silva-Santos”. Desde então, tenho uniformizado a forma como escrevo o meu nome em todo o lado e isso tem-me permitido aparecer nos primeiros resultados das pesquisas em motores de busca, sempre que alguém procura “Pedro Silva-Santos”.
Repare que eu também podia ter pensado na combinação “Miguel da Silva”, esquecendo o meu primeiro e último nome, ou podia optar por utilizar apenas “Silva Santos” o que, na minha área profissional até fica com grande “pinta” quando o juntamos com o título: “Eng.º Silva Santos”!
Escolhe uma combinação simples e chamativa para o teu “nome profissional”.
Define corretamente o teu e-mail
Depois de pensar no teu “novo” nome, escolhe a melhor combinação disponível para o teu e-mail profissional. Não cries algo como Silva97@…, uma vez que não faz qualquer sentido.
Pensa. Alguém vai pesquisar “Silva 97” no Google?
Caso não tenhas um e-mail institucional baseado no domínio de uma empresa, podes utilizar o Gmail, pois é uma plataforma credível e de grande capacidade. Para além disso, ao abrir uma conta de e-mail nesta plataforma, é automaticamente criado um perfil na rede social Google+, rede social que abordarei num artigo posterior.
Se não tiveres muitas opções disponíveis para o e-mail, podes encurtar o nome que pretendes utilizar. No meu caso, seria normal ter um e-mail do tipo pedro.silva-santos@… No entanto, reconheci que era demasiado extenso e complexo e que teria muitas dores de cabeça a soletrá-lo ao telefone, a escrevê-lo, etc… Assim, decidi encurtar o e-mail para pedross@…
Um e-mail mal escolhido
Nunca mais me vou esquecer de uma candidatura espontânea que recebi há uns anos, de uma recém-licenciada que queria trabalhar numa das minhas empresas.
O currículo era bastante credível mas o e-mail com que ela se apresentava era, no mínimo, caricato: ratinha69@…! Obviamente que não vou partilhar aqui o contacto completo mas posso dizer o que aconteceu a seguir… Pesquisei aquele e-mail no Google e encontrei fotos explícitas num blog a pedir “muita ação”!
Se estivéssemos a recrutar colaboradoras para um restaurante erótico, aquela candidata tinha os atributos certos e até já tinha uma base de fãs bastante grande! Contudo, não estávamos a recrutar para esse fim e por isso, como devem imaginar, esse currículo nem sequer chegou a ser arquivado na nossa base de dados.
A tua fotografia e a presença na Internet
Para finalizar este tema, depois de uniformizar a forma como o teu nome e e-mail aparecem escritos, deves escolher uma única fotografia que passarás a utilizar em todas as plataformas digitais, nos teus cartões pessoais, no teu currículo, etc.
O facto de uniformizares a imagem com que te apresenta, facilita a tua identificação nas várias plataformas.
Inicialmente eu tinha esta fotografia nas redes sociais e nos meus cartões de visita:
Quando entregava os meus cartões de visita, com esta fotografia de praia, o riso tomava de assalto o início de qualquer reunião.
Mais tarde decidi alterar a fotografia com que me apresentava, para não parecer que me estava a candidatar a um salão de massagens ou ao cargo de nadador-salvador.
Este artigo foi escrito pelo NOCTULER Pedro Silva-Santos.
Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.
Se pretendes que o workshop “Como conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com… 🙂
Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!