Poderias pensar que as turbinas utilizadas para produzir energia funcionariam apenas com ventos a grandes velocidades, e normalmente esse é o caso. Mas Jérôme Michaud-Larivière criou a Wind Tree, uma árvore artificial que produz eletricidade renovável até com leves brisas.
A ideia ocorreu a Jérôme Michaud-Larivière quando, numa praça, reparou que as folhas das árvores tremiam mesmo quando não se sentia qualquer brisa.
Para lançar o projeto, Michaud-Larivière fundou a empresa NewWind. Foram necessários 3 anos de investigação para criar um protótipo de 11 metros de altura. A primeira Wind Tree, ou em português “Árvore de Vento”, com 72 folhas artificias de plástico, foi instalada em Pleumeur-Bodou, em França.
A “árvore” tem cabos e geradores colocados dentro de tubos de aço e pode ser ligada tanto à rede pública, quanto a casas particulares para gerar eletricidade renovável. Segundo Michaud-Larivière, o destino ideal para estas turbinas é a cidade, com uma pequena “floresta” de árvores tecnológicas, capazes de trabalhar sem emissões poluentes nem barulho.
O sistema é completamente silencioso e consegue produzir energia com ventos de apenas 2 m/s. A energia gerada pelas 72 “folhas” estima-se que seja de 3,1 kW. Esta energia é suficiente para alimentar 15 candeeiros de rua de 50 W, 83% do consumo elétrico de uma família francesa (sem aquecimento) ou para um carro elétrico fazer 16 363 km.
Uma turbina eólica clássica normalmente produz energia apenas a partir de ventos de 4 m/s, duas vezes mais do que a Wind Tree precisa. Assim, segundo o criador do projeto, as “folhas” são muito mais eficientes que qualquer outro sistema de produção de energia do vento (energia eólica) porque, como detetam a mais leve brisa, o número de dias que a Wind Tree consegue produzir eletricidade aumenta.
Segundo informação presente do site do projeto, uma Wind Tree equivale a 864 kg de carvão ou a 41 contentores de 15 litros de petróleo. Ao produzir 2400 kWh com este sistema de vento, são evitadas as emissões de 3,2 toneladas de CO2, comparativamente com uma central térmica a petróleo.
Uma das vantagens deste sistema, segundo os criadores, é que ele é completamente silencioso, diferente dos modelos tradicionais eólicos.
Apesar das vantagens, o custo de fabrico de uma Wind Tree é ainda muito elevado: 29 500 Euros, ou 132 000 Reais. Por isso, estão a ser testadas algumas alternativas, como implementar o sistema em telhados e estradas para produzir energia para candeeiros de rua.
Um conceito semelhante, mas utilizando energia solar, surgiu em Israel. Para além de sombra, esta árvore artificial permite ter internet grátis e carregar o telemóvel ou até mesmo beber água fresca!
Fontes: Interesting Engineering, green Me, Público, Catraca Livre
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!