Milhares de enormes navios petroleiros amontoam-se sem utilidade por todo o mundo, alguns com a altura de edifícios de 40 andares. Em vez de os enviar para a sucata, uma equipa de arquitetos quer transformá-los em bairros flutuantes. O projeto chama-se The Black Gold e quer transformar um navio petroleiro abandonado gigante e reutilizá-lo como edifício público.
Todos os anos são desmantelados petroleiros que chegam ao fim da sua vida. A maioria acaba em estaleiros de países em desenvolvimento, como a Índia ou Bangladesh, onde os trabalhadores assumem a tarefa extraordinariamente perigosa de destruir os navios à mão, lidando com produtos químicos tóxicos. É com o objetivo de acabar com este problema que a equipa de arquitetos espera mudar o processo de eliminação.
Este projeto explora o potencial sustentável de um navio petroleiro usado, sendo o seu mercado-alvo o Médio Oriente, onde construtores investem em projetos como ilhas artificiais no Dubai e novos arranha-céus de Abu Dhabi, numa tentativa de criar estruturas surpreendentes e inovadoras.
“A riqueza, o poder e a cultura chegaram a esta região por causa do petróleo“, diz o arquiteto holandês Chris Collaris, que criou o conceito do projeto The Black Gold com Ruben Esser, Sander Bakker, e Patrick van der Gronde.
Após cortar a estrutura interna de um tanque gigante do navio petroleiro, os arquitetos propõem transformá-lo num arejado espaço público para eventos, um museu, um centro comercial ou até mesmo habitação, com um parque no deck superior e uma piscina, como se pode ver numa das imagens do projeto. Com quase 400 metros de comprimento, alguns petroleiros poderiam facilmente acomodar um bairro inteiro.
Não seria uma conversão fácil. Só a limpeza de resíduos tóxicos pode custar 1 milhão de dólares (cerca de 900 000 Euros ou 3 milhões de Reais), dependendo do tamanho do navio. Mas é um processo que teria de acontecer de qualquer forma, mesmo no processo de reciclagem do aço. Deste modo, a equipa defende que a reutilização é uma escolha mais sustentável. “Um petroleiro reutilizado pode ser funcional durante mais 50 anos ou mais“, diz Collaris.
Outro exemplo interessante de um edifício criado dentro de um antigo meio de transporte é o de Bruce Campbell, que transformou um avião Boeing 727-200 numa casa.
Cada vez surgir mais edifícios criados com materiais usados ou transformando antigas estruturas. Os contentores, por exemplo, são uma grande tendência na arquitetura atual para construções rápidas e de baixo custo e já estão presentes em diversos locais do mundo como residências e ambientes comerciais. Vê a lista das 8 casas que não vais acreditar que são contentores!
Fontes: Co.Exist, Design Boom, Bons Rapazes
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!