Uma bola de futebol especial que produz energia durante um jogo, pode ser uma ferramenta poderosa em zonas onde a rede elétrica é pouco acessível.
Quase 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo não tem acesso a fontes de eletricidade de confiança. Deste modo, as pessoas têm que utilizar fontes poluentes e perigosas para iluminar as suas casas, como lâmpadas de querosene ou geradores a diesel.
Com o objetivo de mudar esta realidade, em 2008, quatro estudantes da Universidade de Harvard criaram uma bola de futebol que transforma energia cinética, ou seja a energia do movimento, em corrente elétrica.
Desta investigação resultou uma ferramenta potencialmente poderosa para trazer luz a regiões do mundo onde a rede elétrica é ainda pouco acessível.
A bola que produz eletricidade chama-se “Soccket”, não se esvazia e é resistente à água.
Como funciona a bola de futebol que produz eletricidade
A bola Soccket tem um íman que desliza para frente e para trás dentro de uma bobina de indução estabilizada, armazenando a energia gerada num capacitor. Isso fez com que, nos testes iniciais, os responsáveis conseguissem gerar três horas de luz LED com um jogo de 15 minutos.
A equipa conseguiu desenvolver um protótipo totalmente macio, apenas um pouco mais pesado que uma bola de futebol oficial FIFA.
Em 2011, percebendo o potencial do produto, a equipa fundou a Uncharted Play, uma empresa para desenvolver e distribuir a bola de futebol Soccket, entre outros produtos.
Fizeram uma campanha de angariação de fundos através de plataformas online de crowdfunding, entre elas o site Kickstarter, e conseguiram ao todo meio milhão dólares! Deste modo, decidiram ampliar a produção, com o objetivo de fabricar pelo menos 50 mil bolas para distribuir no Brasil, Costa Rica, El Salvador, Honduras, México, Nigéria, África do Sul, Tanzânia e Estados Unidos.
A empresa já desenvolveu outro produto que também utiliza o movimento para gerar energia, uma corda de saltar que permite carregar a bateria do telemóvel.
Vê o vídeo da fundadora da empresa numa TEDx talk, a negeriana Jessica Matthews:
Outro exemplo de iluminação em zonas sem eletricidade foi criada por um grupo de mulheres sul-africanas, o Rethaka, que pretende mudar essa realidade através de material escolar inovador – uma mochila com placa solar. Batizados de Repurpose, os acessórios escolares são feitos a partir de sacos de plástico usados. Cada mochila tem uma lanterna solar, que se carrega durante o dia e que dá luz à noite.
Fonte: Green Nation
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!