O Project Jacquard, mais um projeto da Google, está a desenvolver tecidos interativos que comunicam com dispositivos eletrónicos, por exemplo telemóveis, tornando a nossa ligação com a tecnologia muito mais natural.
Com esta tecnologia, que está a ser desenvolvida em parceria com designers e programadores, objetos do dia-a-dia, como roupas e móveis podem ser transformados em superfícies interativas.
Como funcionam os tecidos interativos?
Novos fios condutores (fio Jacquard), que combinam ligas metálicas finas com fios naturais e sintéticos, tais como algodão, poliéster, ou seda, fazem com que o fio seja suficientemente forte para ser utilizado em qualquer tear industrial. Ao tecido final podem ser acrescentados sensores de toque e gestos, bem como luzes LED capazes de dar feedback ao utilizador.
Os componentes eletrónicos que serão incorporados na roupa, estão a ser desenvolvidos para serem o mais discretos possível. Estes pequenos sensores captam o toque, e vários gestos podem ser incorporados. A forma de comunicação entre as roupas e os dispositivos eletrónicos, como os telemóveis ou tablets, espera-se que seja um tipo de wi-fi de baixo consumo de energia.
O conceito destes tecidos condutores assemelha-se ao conceito da tinta condutora, que também permite a interação com objetos comuns.
Outro projeto que torna a roupa inteligente está a ser desenvolvido em Portugal – Manifesto Moda. Neste caso, os têxteis utilizados podem ser repelentes de mosquitos, antibacterianos, evitando mau cheiros, a refrescantes no verão.
Fonte: Shifter
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!