Não são só as infraestruturas construídas pela Homem que têm impacto nos morcegos. Também as altas temperaturas na Austrália fizeram com que os morcegos morressem aos milhares.
A Austrália, que em 2013 teve ondas de calor tão fortes que foi adicionada uma nova cor ao mapa de temperaturas, em 2014 passou por uma provação semelhante. Enquanto o hemisfério norte enfrentava temperaturas geladas, tempestades e cheias, a Austrália enfrentava uma onda de calor que fez com que os morcegos caíssem das árvores.
Os meteorologistas australianos informaram que algumas partes da pouco povoada região de Pilbara tinha atingido os 50 ºC em Janeiro de 2014. O recorde de 50,7 ºC foi fixado em 1960 na região de Oodnadatta, no sul da Austrália.
Este calor é particularmente terrível para os morcegos: “Morcegos com stress térmico sobem para as árvores e urinam sobre eles próprios numa tentativa de baixar a sua temperatura corporal. À medida que sucumbem, caem aos montes nas bases das árvores”, disse Louise Saunders, presidente do grupo Conservação e Salvamento de Morcegos.”
Estima-se que mais de 50 000 morcegos (raposas-voadoras) tenham morrido em Queensland devido à onda de calor que se sentiu a 4 de Janeiro de 2014, quando as temperaturas ultrapassaram os 43°C.
O organismo independente da Comissão do Clima alertou que as ondas de calor na Austrália serão mais frequentes, mais fortes e mais duradouras, e responsabilizou as alterações climáticas por este fenómeno.
Fonte: www.treehugger.com; www.ionline.pt
Foto: Flickr
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!