Na Hungria podes passear nas margens do rio Danúbio num comboio solar que anda graças aos painéis solares que tem no teto das carruagens, que transformam a luz do sol em eletricidade!
O turismo é um setor com grande impacto na economia portuguesa, contribuindo com mais de 8% do PIB nos últimos anos, acima da média europeia que se situa perto dos 4%. Uma das grandes apostas deste setor tem sido os passeios turísticos, tanto nas cidades como recorrendo a linhas férreas desativadas.
Surgiu na Hungria um projeto interessante que combina o turismo com economia verde. “Vili” é o nome de um comboio turístico de carruagem única, criado pela Ipoly Forest Company, que utiliza a energia produzida por um painel fotovoltaico, instalado no teto da carruagem, com uma área de 9 m2.
Como não depende de uma central elétrica, o Vili não necessita de fios para conduzir a energia, o que acontece com os comboios elétricos tradicionais, que recorrem à energia da rede ou de uma central solar fixa, sendo exemplo o comboio que faz a ligação Paris-Amsterdão (parte da linha).
A sua capacidade de uso e armazenamento energético contorna assim uma das maiores limitações deste tipo de veículos, em que é necessário tempo para recarregar as baterias. A tecnologia permite ainda a recuperação e armazenamento de energia em travagem, um sistema semelhante ao usado nos atuais carros de corrida da Formula 1, o que torna o comboio 100% autónomo.
Com uma velocidade a rondar os 25 km/h, permite um passeio relaxante enquanto se admiram as paisagens circundantes, num meio de transporte em que nenhum dos componentes usa qualquer tipo de energia poluente protegendo assim a área protegida onde circula, perto das margens do Danúbio.
O fundador Sandor Suranyi afirma que o maior obstáculo passa pelos elevados custos de manutenção que é necessário ultrapassar e, caso o balanço entre faturação e despesas for positivo, existe a possibilidade de os engenheiros desenvolverem um veículo, provavelmente maior e, assim, despertar o interesse de outros países do mundo.
A energia solar está cada vez mais desenvolvida e as suas aplicações são cada vez maiores. Exemplo disso é a estrada que transforma energia solar em energia elétrica – Solar Roadways, um computador que funciona com energia solar, ou ainda umgrelhador que cozinha alimentos através de energia recolhida em paineis solares.
Gostavas de fazer este passeio? 🙂
Este artigo foi escrito pelo NOCTULER Paulo Santos!
Fontes: The Budapest Times, Solar Power Today
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!