Com apenas 19 anos, o rapaz holandês Boyan Slat criou um sistema capaz de separar e recolher parte do lixo que se encontra nos oceanos – The Ocean Cleanup.
Os plásticos representam 90% do lixo que flutua na superfície do oceano. Isto acontece porque, ao contrário da maior parte dos materiais, o plástico não é biodegradável mas sim fotodegradável, ou seja, degrada-se com a luz do sol ficando cada vez em pedaços menores, mas nunca desaparece realmente.
Após fazer mergulho na Grécia, frustrado por ver mais sacos de plástico do que peixes, Boyan questionou-se: “porque é que não podemos limpar isto?”. Enquanto ainda estava no ensino secundário, decidiu dedicar metade de um ano a fazer pesquisa para entender a poluição de plástico e os problemas associados à sua limpeza.
[AdSense-A]
Para colocar este projeto em prática, Boyan conta com uma equipa de aproximadamente 100 pessoas que o auxiliam a elaborar um estudo para provar que o sistema é viável. O sistema consiste num conjunto de barreiras flutuantes em forma de V com 30 quilómetros de comprimento e uma profundidade de 3 metros.
Boyan garante que a vida marinha não será “incomodada” e o formato do sistema não interferiria em nada, pois não utiliza redes. Segundo o estudo, que ainda está a ser desenvolvido, seriam recolhidos dos oceanos 65 m³ de lixo por dia e que, a cada 45 dias seria limpo por um navio.
A única falha encontrada no projeto é o fato de não recolher partículas de plástico, ou seja, que possuam menos de 0,1 mm. No entanto, tendo em conta os benefícios, esse não será um grande obstáculo. Com a redução da quantidade dos resíduos de maiores dimensões, as partículas reduziriam também ao longo do tempo por haver menos choques entre as maiores.
[AdSense-B]
Outra vantagem é o facto do projeto ser auto financiável, ou seja, o único custo seria a construção do sistema já que o preço da manutenção seria pago com a reciclagem do material retirado das águas.
Atualização:
A campanha de angariação de fundos que a Fundação Ocean Clean Up desenvolveu ultrapassou o objetivo de 2 milhões de dólares, tendo conseguido atingir os 2.1 milhões!
Com os valor angariado o grupo de trabalho vai avançar para a fase piloto, em que será construído um protótipo de maior escala e serão testadas as suas capacidades.
Em três anos um modelo completamente funcional estará a recolher plástico nos oceanos.
Fonte: Green Nation
[AdSense-C]
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!