Os incêndios florestais são das catástrofes naturais mais graves que Portugal tem enfrentado ao longo dos anos. Com o calor e a falta de chuva a probabilidade de ocorrer um incêndio aumenta.
As novas filosofias de combate aos fogos florestais passam pela intervenção rápida durante a fase inicial dos mesmos, implicando a utilização de menos recursos humanos e materiais.
A empresa portuguesa NGNS – Ingenious Solutions está a inovar neste setor, com a criação de sensores e câmaras de video-vigilância que ajudam na prevenção e combate a incêndios.
A NGNS criou um sistema de deteção e localização de fogos florestais que dispensa a observação humana, dado o seu caráter autónomo e automático, e possibilita uma diminuição considerável do tempo de reação de combate ao incêndio.
O Forest Fire Finder (FFF ou F3), é o único sistema a nível mundial que permite a identificação de fogos florestais em menos de 5 minutos após o começo do foco de incêndio com dois Sistemas FFF, num raio de 15 km.
Para além de detetar incêndios, o Sistema FFF ainda recolhe dados atmosféricos, fornecendo informação valiosa para uma correta adaptação das técnicas de combate ao incêndio florestal.
Como funciona o Sistema FFF:
O Sistema FFF não se baseia em câmaras de vigiância. É “uma espécie de telescópio” programado para detetar fumos e analisá-los quimicamente para saber a sua origem.
O sistema deteta o foco de incêndio e alerta automaticamente o centro de comandos da proteção civil, aqui os técnicos analisam as imagens de vídeo-vigilância em direto e alertam os bombeiros.
A Mata de Albergaria, por ter uma vegetação mais densa, tem instalado um sistema de deteção térmica em vez de deteção de fumos, capaz de “encontrar” a ignição de um simples isqueiro a 2 km.
Vantagens do Sistema FFF:
– Fiável;
– Funciona a energia solar;
– Define a localização precisa do foco de incêndio;
– Monitoriza a humidade, velocidade do vento e temperatura;
– Pouco dispendioso tendo em conta a área abrangida e a baixa manutenção.
Vê o vídeo sobre o sistema Forest Fire Finder da NGNS.
Outro sistema de prevenção e vigilância contra de incêndios florestais é a utilização de drones.
Atualização:
O sistema de deteção automática de incêndios florestais instalado no Parque Nacional da Peneda Gerês, emitiu, entre Julho de 2013 e Agosto de 2014, 1323 falsos alarmes e 228 alarmes verdadeiros.
“A natureza é muito complicada e tem sempre fatores não esperados. Neste caso estamos a detetar fumo orgânico, que existe, em chaminés de fábricas, chaminés de casas ou nas nuvens quando passam por outros incêndios. Todos estes dados necessitam de tempo para serem analisados e de condições, ou seja, a existência de incêndios, para podermos aferir a sensibilidade dos sistemas”, explicou João Matos, um dos dois sócios da NGNS.
Apesar dos falsos alarmes emitidos, com a afinação do sistema, este poderá ser uma grande ajuda na deteção de incêndios em áreas florestais.
Fonte: Público
Foto em destaque: Diário Digital
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!