O sumo de laranja é um dos mais apreciados em todo o mundo, porém só metade da fruta é aproveitada.
O que fazer com as cascas de laranja? Que tal despoluir a água?
Um grupo de investigadores da Flinders University, na Austrália consideram que as cascas de laranja podem ser usadas, entre outras utilidades, para tirar o mercúrio do solo e da água.
Para se ter uma ideia, a contaminação por mercúrio, por exemplo nos atuns Yellowfin, peixes que vivem nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos, aumentam 3,8% todos os anos, devido principalmente à poluição das indústrias de petróleo e minérios. Comer um alimento contaminado com esta substância pode levar a graves problemas de saúde e até a morte.
A solução desenvolvida por este grupo de investigadores australianos, consiste num polímero feito de enxofre e limoneno moldado no formato de um bloco de construção. O enxofre sobra principalmente das indústrias petrolíferas, enquanto que o limoneno é uma substância química, orgânica e natural, retirado das cascas da laranja. Ambos os materiais são abundantes e iriam para o lixo.
Considera-se que 20 milhões de toneladas de cascas de cítricos são desaproveitadas por ano, o que representa cerca de 125 mil toneladas de limoneno.
Esta sistema em forma de bloco é capaz de detetar e absorver o mercúrio, identificando também a poluição na água, pois a sua cor muda de roxo escuro para amarelo, quando entra em contacto com os contaminantes.
Inicialmente os pesquisadores tentaram apenas produzir um novo plástico, mas ficaram surpreendidos quando descobriram que o novo material se ligava a metais pesados. Durante os testes, com apenas um tratamento foi removido 50% do mercúrio. Com algumas sessões adicionais chegaram ao ponto em que a água se tornou potável.
Por ser tão barata, os investigadores acreditam ter encontrado a solução perfeita para limpar pequenas reservas de água para uso doméstico, bem como usá-la numa ação em massa pelo mundo inteiro.
Segundo a publicação no Angewandte Chemie International Edition, a grande dificuldade agora é fazer uma versão comercial do material. Resta apenas saber o que será feito com todo o mercúrio captado pelas cascas de laranja!
Outros frutos que podem despoluir a água
No Brasil também existem algumas linhas de pesquisa que utilizam cascas de banana para descontaminar a água com metais pesados, como urânio, cádmio, níquel e chumbo.
O processo desenrola-se da seguinte forma: desidratam-se as cascas e em seguida é feita uma farinha que é colocada na água. Ao recolher o material já com os metais, procede-se a um banho de ácido para separar os contaminantes e pode-se reutilizar as cascas num novo processo.
O desafio agora é encontrar um caminho para a produção em larga escala dessas invenções.
Quem diria que estávamos, literalmente, a colocar no lixo a solução para a limpeza das águas?
Este texto foi escrito pela equipa do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar.
Fontes: The Greenest Post, The Conversation, Gizmag, Business Insider – Australia, Planeta Sustentável
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!