Já imaginou ter uma horta em casa totalmente automatizada? Isso já é possível.
E não, não é dispendioso, tu próprio podes construir o teu computador de alimentos usando o software aberto do (MIT). Conheça aqui a tecnologia que pode ser o futuro da agricultura:)
Imagina que num futuro próximo podemos cultivar alimentos deliciosos e ricos em nutrientes em lugares fechados, em qualquer lugar no mundo. A agricultura inteligente (ou smart farming) está cada vez mais avançada. Controlos de alta precisão, coleta de dados, técnicas de cultivo automatizadas, um verdadeiro computador de alimentos. Várias inovações vão surgindo e e felizmente algumas delas estão ao alcance de todos.
No MIT Media Lab, Caleb Harper e a sua equipa acreditam que vai ser possível todos sermos agricultores, mesmo em ambientes totalmente urbanos. Harper é o principal investigador da Iniciativa Open Agriculture (OpenAG) e quer mudar o sistema de alimentação através da ligação entre os produtores e o mundo digital. Em conjunto com a sua equipa, desenvolveu um computador que pode recriar um ambiente específico em que as plantas crescem sem necessidade de solo.
O “Food Computer” é uma espécie de centro de controlo de uma estufa digital. Utiliza tecnologias agrícolas sem terra, como a hidroponia (técnica de cultivar plantas em alternativas ao solo, como líquidos ou areia) e a aeroponia (manter as plantas suspensas no ar), para controlar as condições climáticas dentro de uma câmara de crescimento para as plantas. Permite regular variáveis como o dióxido de carbono, a temperatura do ar, a humidade, o oxigénio dissolvido ou o pH.
Esta tecnologia inovadora é um sistema digital, que fornece um ambiente controlado para a agricultura usando controles robóticos e foi projetado para otimizar a produção agrícola dentro de uma câmara controlada, seguindo uma receita predefinida. O diferencial é que as “receitas” para diferentes tipos de planta e o software que monitoriza os dados são de livre acesso. Os próprios utilizadores podem colaborar para melhorar o processo.
Para os interessados, é possível ainda construir a sua própria estufa em tamanho pequeno (aproximadamente o tamanho de uma mesa) e usar os dados do software. Há ainda o tamanho médio, para pequenos produtores. E, por fim, o data-center, ainda em desenvolvimento, para produção industrial, que incluirá diferentes culturas simultaneamente, ideal para estufas verticais.
E as ferramentas? Também podes fazer as tuas! Basta entrar para no Farm Hack, uma comunidade mundial de agricultores que constroem e modificam as suas próprias ferramentas. Os integrantes desta comunidade partilham tudo online e em meet ups (encontros presenciais marcados nesta app aqui), porque acreditam que se tornam melhores agricultores quando trabalham juntos.
Para quem deseja construir um “Food Computer“, os investigadores prevêem que o tempo de retorno no lucro, que se estimava em 10 ou 12 anos, reduza para 6 a oito anos graças ao aparecimento de novas tecnologias.
ATUALIZAÇÃO: Em Portugal também já existe uma tecnologia que permite a controlo automatizado e em tempo real, de qualquer cultivo agrícola. A Open Grow, uma empresa sediada em Viseu, dedica a sua atividade no desenvolvimento de soluções de automatização, cujo o objetivo principal consiste em fornecer a todos os produtores, uma tecnologia inovadora, versátil e fácil de usar.
Esta tecnologia cria padrões de automatização para qualquer crescimento agrícola e permitir que os utilizadores ajustem esses padrões, proporcionando uma maior desempenho. O sistema permite um controlo ajustado e automatizado da: temperatura, humidade, iluminação e irrigação de várias espécies de plantas.
Através desta tecnologia, os produtores podem automatizar o crescimento em qualquer ambiente, desde estufas, salas de crescimento, jardins verticais, recipientes ou mesmo aquários.
A empresa dispõe também de uma loja online onde pode adquirir todas as ferramentas e utensílios necessários para pôr em prática o seu sistema de automatização agrícola.
Este texto foi escrito pela equipa do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!