Uma cerveja que fica cada vez melhor, é possível?
É o que promete a IntelligentX AI Beer, a primeira cerveja produzida com uso de inteligência artificial promete revolucionar a tua happy hour
Diversas empresas aprimoram a inteligência artificial nas suas operações, mas poucas conseguiram resultados tão animadores. Basta lembrar da experiência da Microsoft no início de 2016, com a Tay, um perfil adolescente no Twitter totalmente feito por inteligência artificial que desenvolvia os seus conhecimentos pela interação com pessoas. No entanto, em menos de 24 horas, a Tay publicou mensagens de ódio e se tornou racista e nazista. O Google também está usando, entre outras coisas, para aprender como nos dar melhores resultados nas buscas no site.
A novidade agora é o uso dessa tecnologia aplicada a coisas que possamos tocar e degustar. Que tal uma cerveja?
Esta foi a ideia da consultora de inovação 10x e dos especialistas em aprendizagem automática “machine learning” da Intelligent Layer, de Londres. Eles compartilhavam o mesmo espaço de co-working e entre uma cerveja e outra, desenharam o plano. Após um ano de trabalho foi apresentada a IntelligentX AI Beer, uma linha de cervejas feita com inteligência artificial. Em vez de uma formulação padrão, a creveja aprende e melhora a fórmula constantemente.
O aprendizagem acontece quando o consumidor bebe a cerveja. Cada garrafa possui um código de acesso associado ao Facebook e o cliente é convidado a dar feedback sobre o produto. O software faz perguntas sobre gostos, características e pede notas de 0 a 10. A máquina altera a fórmula, mas ainda assim, a apreciação humana é essencial para descartar fórmulas ruins.
Para simplificar, essa interação é o mesmo processo que ocorre hoje em análise sensorial com grupo de foco e análise estatística de resultados em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Porém é automatizado e com ciclos de aprendizagem muito mais rápidos. Segundo os fundadores, é como colocar todos os consumidores junto do mestre cervejeiro e disso derivar novas formulações. O maior desafio está na incorporação de todos os feedbacks.
É possível manter um produto de características únicas ou no futuro teremos uma cerveja padrão comum que mais ou menos agrade a todos?
A IntelligentX AI Beer já é vendida em bares na cidade de Londres. E os planos das empresas envolvem aplicar a mesma tecnologia a outros produtos como chocolates, perfumes e cafés. Os códigos das receitas são todos abertos a quem se interessar. Será este o futuro do desenvolvimento de produtos?
Fala-se também do risco da substituição dos homens por computadores, mas acredito em computadores que potencializem as competências humanas em vez de concorrer com elas. Sempre haverá espaço para o artesanal, mas por que não se render a uma cerveja computadorizada na próxima saída com os amigos? Certamente vai render boas discussões na mesa do bar
Este texto foi escrito pela equipa do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar.
Fontes: Fine Dining Lovers, Evening Standard, Fast Company, Wired, Revista Galileu
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!